22/08/2023
Política

Silvestri é contra alteração do índice de produtividade no campo

imagem-8185

Brasília – O deputado federal Cezar Silvestri (PPS) questionou a eficácia da portaria governamental que autoriza a revisão dos índices de produtividade do setor agropecuário para fins de reforma agrária. A mudança visa aumentar a oferta de terras para a implantação de novos assentamentos rurais.
“Não há necessidade de novas desaproriações porque há uma disponibilidade muito grande de terras em todos municípios do país. O que o governo precisa fazer, por meio do Banco da Terra, é comprar essas áreas e não ficar pressionando os produtores rurais, que sofrem para cumprir as exigências ambientais e com a falta de uma política agrícola”, defendeu Silvestri, que é membro da Comissão de Agricultura da Câmara e da Frente Parlamentar da Agricultura.
Para Silvestri, a portaria, que ainda dependende de homologação pelo Ministério da Agricultura, é “mais uma espada na cabeça do produtor”. “O Brasil talvez seja um dos únicos países do mundo que exige o índice de produção rural para fins de reforma agrária”, disse, ao protestar contra o fato de que a revisão dos índices sequer foi debatida com a sociedade, as entidades do setor agropecuário e com o Congresso Nacional.
Segundo o deputado, a Comissão de Agricultura e a Frente Parlamentar da Agricultura se reuniram com o ministro Reinhold Stephanes para protestar contra a mudança. “Ele assumiu o comprimisso de que a portaria não seria assinada e garantiu esta semana que seguiria a orientação do seu partido, o PMDB, de não homologar a atualização dos índices de produtividade”, afirmou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.