Cristina Esteche
A administração municipal de Guarapuava protocola nesta sexta (14) no IAP (Instituto Ambiental do Paraná) o pedido de licença ambiental para o início de obras no Aeroporto Tancredo Tomas de Faria. A informação foi prestada pelo administrador do aeroporto Luiz Fernando Brustolin à Rede Sul de Notícias. Segundo Brustolin, em setembro deste ano a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística regularizou o aeroporto concedendo a licença ambiental para operação, permitindo a continuidade do processo. “Quando assumimos o aeroporto em 2010 não havia licença ambiental para operação e isso impediria a continuidade dos trâmites para o início dos estudos e projetos para melhorias e expansão de infraestrutura. Agora estamos aptos a seguir em frente”.
Contemplado pelo Plano Nacional de Aviação Civil Regional, entre os aeroportos incluídos no programa, o de Guarapuava é o que se encontra na fase mais adiantada. “As publicações necessárias já saíram nos diários oficiais da União e do Estado e a previsão é de que até o primeiro semestre de 2015 as obras sejam iniciadas”. Segundo Brustolin, nessa primeira etapa será feita a ampliação da área do aeroporto passando dos atuais 460 mil metros quadrados para 529 mil metros quadrados, além das adequações do terminal para passageiros e do pátio para estacionamento de aeronaves.
Com essas adequações Guarapuava se aproxima, cada vez mais, do retorno dos voos comerciais. “A Azul tem o interesse em ofertar voos comerciais já no primeiro semestre de 2015, pois o aeroporto já está adequado para aeronaves A 319 e ATR 42-300. O prefeito Cesar Silvestri Filho está em negociações diretas com os diretores da empresa”. De acordo com Brustolin, outro incremento que vai viabilizar voos comerciais em Guarapuava é a Medida Provisória editada pela Presidente Dilma prevendo o subsídio de até 50% no valor das passagens para aeronaves de até 60 assentos em aeroportos regionais. “Quanto menor o aeroporto maior será o subsídio”.
Condições atuais
O Aeroporto Tancredo Tomas de Faria já recebeu melhorias a partir de 2013. Um desses benefícios foi a possibilidade de operar voos por instrumento como está acontecendo nesta sexta (14), por causa das condições meteorológicas. Antes disso, os voos eram operados apenas de forma visual e quando o tempo estava aberto.
Em pleno funcionamento o aeroporto recebe uma média de 10 aeronaves por dia com pousos e decolagens. “A nossa demanda hoje é da aviação executiva, geral e táxi aéreo”, diz o administrador Luiz Fernando Brustolin.