Caio Budel
Após ser adiada por conta do mau tempo na semana passada, a segunda edição da Marcha das Vadias, movimento social popular em diversas cidades do Brasil, acontecerá neste sábado (15), a partir de 13h30, na Praça Cleve, Centro de Guarapuava. A primeira edição do evento na cidade aconteceu em 2012 e reuniu diversas pessoas que protestavam, principalmente, contra a violência da mulher.
De acordo com Aline Koslinski, uma das organizadoras da marcha, a inciativa luta contra o machismo, a violência e a opressão. Além das lutas pelo direito da mulher, a marcha apoia o movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais (LGBT). “Nós vivemos em uma região onde o índice de violência contra a mulher é muito alto. Com a marcha, nós queremos expor essa realidade, como forma de lutar contra”, explica.
Ainda de acordo com Aline, muitas entidades estão no apoiando o movimento social. “Muitas entidades estão construindo a marcha. O MML (Movimento Mulheres em Luta), a ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes Livre), a APP Sindicato, o Sisppemug, entre várias outras envolvidas, além de estudantes de diversas universidades de Guarapuava bem como colégios estaduais e particulares. A nossa pauta tem agregado muita gente que apoia o debate, e isso é algo muito positivo para a nossa luta”, explica.
Para acompanhar as atualizações do evento sobre a Marcha das Vadias no Facebook, clique aqui.