22/08/2023


Geral

Audiência visa regularizar estagiários de educação física

imagem-82005

Cristina Esteche com foto ilustrativa

Denúncias feitas ao Ministério Público do Trabalho pelo descumprimento  da Lei do Estágio em academias de ginásticas de Guarapuava levou o MP a realizar audiência para orientar empresários do setor. As denúncias foram encaminhadas pelo Conselho Regional de Educação Física 9ª Região do Paraná, e em fiscalizações realizadas nas sedes das empresas, foi constatada a existência de estudantes atuando como estagiários sem o contrato de estágio, além de outras irregularidades. 

]

O Conselho Regional de Educação Física encaminhou notificações às empresas com o objetivo de que regularizassem a situação. Entretanto, nos documentos encaminhados pelas empresas não foi possível verificar a integral correção das irregularidades. Segundo o Conselho, há um trabalho de conscientização de profissionais de educação física e resgate das academias, que vem sendo realizado gradativamente, bem como que vem atuando à cessação da atuação ilegal do profissional de educação física. 

Todas as empresas que compareceram à audiência pública reconheceram as irregularidades que lhes foram imputadas e informaram que já haviam corrigido o problema ou estavam em vias de fazê-lo. Ao fim da audiência pública ficou acordado com o Conselho Regional de Educação Física que as empresas noticiadas serão novamente fiscalizadas e que as conclusões da diligência serão encaminhadas ao MPT-PR. Em relação àqueles que corrigirem as irregularidades, haverá o arquivamento do procedimento de  investigação instaurado. Caso contrário, serão tomadas as providências cabíveis à cessação de mácula aos direitos sociais fundamentais dos educandos

A audiência, conduzida pela procuradora do trabalho Cibelle Costa de Farias aconteceu em 1º de novembro, mas só foi divulgado nesta segunda (17).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo