22/08/2023

Crianças ilustram livro sobre lendas de Guarapuava

imagem-82008

Caio Budel

Uma inciativa de acadêmicos do 2º ano de Jornalismo da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) incluiu crianças da Escola Municipal Dom Bosco, de Guarapuava, no processo de produção de um livro que conta as principais lendas da cidade de uma forma diferente. Os alunos, que tem faixa etária entre 8 e 12 anos, ilustraram, através de desenhos e comentários, histórias como a da serpente que viveria abaixo da terra entre a Catedral e a Lagoa das Lágrimas.

Intitulado Lendas Guarapuavanas para Crianças, o livro conta com seis histórias que mostram a percepção dos alunos sobre as lendas que já se tornaram parte do cenário cultural da cidade. “Ela está escondida há bastante tempo embaixo da terra, com certeza deve ter tido vários filhotes. Está cheio de serpentezinhas embaixo da cidade”, escreve um dos alunos sobre a história da serpente. “O soldado degolado era bem alto, usava chapéu, bem bravo e bem bem bem bonito”, diz outra criança sobre a lenda do degolado.

De acordo com Luisa Urbano, uma das acadêmicas que participou do desenvolvimento do projeto para a disciplina de Jornalismo Especializado, a ideia era incluir as crianças em uma área da comunicação trabalhando a criatividade. “Nós estamos estudando a possiblidade de estender o projeto e aumentar o material que já produzimos”.


"Nariz fininho, nem dava pra ver porque a barba cobria", diz um dos comentários sobre São José Maria

Ao todo, o processo de produção do material durou cerca de um mês. Agora, com o livro pronto, ele será distribuído nas escolas de ensino fundamental de Guarapuava e Biblioteca Municipal. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo