22/08/2023

O desafio da bancada de oposição no Turvo

Os seis vereadores de oposição ao prefeito Nacir Bruger, no município de Turvo, tem uma difícil missão. Com a instauração da Comissão Processante que pode resultar na cassação do mandato do prefeito com base em relatórios de duas CPIs que constatam irregularidades na administração pública, a bancada de oposição garante os votos necessários para cassar o prefeito. A Câmara possui nove vereadores e a cassação depende de dois terços dos votos favoráveis, justamente seis votos. O desafio da bancada é se manter unida até o final e com o mesmo propósito que é o de atender o clamor popular registrado no abaixo-assinado encaminhado e aprovado pela Câmara para a instalação da CP.

Nesses casos é comum a defesa de interesses  de ambos os lados, principalmente, por parte de quem está no poder e que conseguiu chegar a ele usando subterfúgios escusos como mostra a denúncia de Cleber Silva Reis  que acusa Nacir de ter forjado provas contra o prefeito eleito pelo voto Marcos Seguro, qualquer coisa pode ser feita para não perder o que “ganhou”.  Assédios a vereadores é um fato comum nesse tipo de situação. Se está acontecendo ou não, a palavra fica por conta da bancada de oposição ao prefeito.

Outra situação que pode gerar problema interno é a proximidade das eleições para a nova Mesa Diretora da Câmara. No grupo da situação dois vereadores disputam internamente: Onézimo Ferreira e José Meira e isso pode representar um peso na decisão. Resta saber o que está acima de qualquer coisa: a vontade do povo ou o desejo político individual de cada um?

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo