Cristina Esteche
Ao contrário de muitos municípios paranaenses, em Guarapuava não haverá aumento na taxa do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e de outros tributos, acima da inflação. O anúncio foi feito pelo prefeito Cesar Silvestri Filho na manhã desta sexta (21), durante entrevista concedida ao vivo nos estúdios da RIC Tevê, em Curitiba.
De acordo com o prefeito, Guarapuava está em franco desenvolvimento. “Estamos recebendo mais de R$ 30 milhões de investimentos e que estão em desenvolvimento no município. Nossas contas estão em perfeito equilíbrio”.
O prefeito destaca também o investimento de cerca R$ 80 milhões no Aeroporto Tancredo Tomas de Faria, que pode ser transformar em regional. “Se este investimento for consumado, será o maior investimento público da história de Guarapuava”.
A previsão é de que o Aeroporto vai estimular outros vultosos investimentos, comportando pouso de aeronaves de grande porte. Em outubro, Guarapuava bateu recorde na geração de empregos, ficando em segundo lugar no Paraná. Nesta semana que passou, o prefeito Cesar Silvestri Filho anunciou a abertura de licitação para construção do Hospital Regional, que também trará mais desenvolvimento e benefícios diretos à saúde da população.
Atualizado: O prefeito Cesar Filho esclareceu que o reajuste não será acima da inflação, mas que tem que cumprir a exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), atualizando a taxa conforme o percentual da inflação para não implicar em renúncia de receita.
De acordo com a legislação, a renúncia compreende anistia, remissão, subsídio, crédito presumindo, concessão de isenção em caráter não geral, alteração de alíquota ou modificação de base de cálculo que implique redução discriminada de tributos ou contribuições, e outros benefícios que correspondam a tratamento diferenciado.