22/08/2023
Economia

Antecipar a compra do material escolar garante economia de até 7%

Novembro, as aulas do ano letivo ainda nem acabaram, mas para muitos pais já é época de pensar no material escolar do próximo ano. Com essa medida, além de evitar a correria e gastos desnecessários, os pais conseguem garantir preços menores. Isso porque, na virada do ano, papelarias e livrarias costumam fazer o balanço de final de ano e, quando reabrem, já aplicam o reajuste da inflação anual aos preços dos produtos comercializados. A previsão é de que a inflação feche em 6,3%, de acordo com os cálculos do Banco Central do Brasil.

Comprar o material escolar das crianças antes do fim do ano pode garantir uma economia de até 7% no bolso das famílias, segundo a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), responsável pela fabricação dos itens de papelaria. Fabio Mortara, presidente da entidade, explica que o gasto menor na compra feita em dezembro em relação aos gastos de janeiro deve ser do tamanho da inflação anual.

Já de acordo com as orientações do Procon-PR, os pais devem escolher a marca do produto, pesquisar o preço na internet e em pelo menos três lugares com visitas presenciais. Vale negociar o pagamento, mas o mais importante é que as prestações caibam no orçamento mensal.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.