22/08/2023
Agronegócio

Comissão Técnica da FAEP realiza Dia de Campo

imagem-82455

Da Redação, com assessoria

A Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) se reuniu nos dia 20 e 21 de novembro em Guarapuava. A organização do encontro foi feita pelo Sindicato Rural de Guarapuava, FAEP e Senar. Mais de 40 pessoas, membros da comissão, representantes de sindicatos de municípios como Maringá, Colorado, Umuarama, Santo Antônio da Platina, Toledo, entre outros, marcaram presença.

A programação iniciou na sede do Sindicato Rural, com recepção do presidente da comissão e também da entidade, Rodolpho Luiz Werneck Botelho. Logo após, o presidente da Cooperaliança Carnes Nobres, Edio Sander, apresentou a estrutura, o sistema de funcionamento, números da produção do projeto bovinos e também as expectativas para os próximos anos. “Um dos destaques e que agrada bastante os cooperados é que eles próprios formam os preços e não a cooperativa”. Atualmente são 119 cooperados. Um dos projetos na área de bovinos é a construção do frigorífico próprio da Cooperaliança, que inicia no próximo ano.

 Em seguida, os participantes seguiram para a Fazenda Cristal, do pecuarista João Arthur Barbosa Lima. Lá, observaram o sistema de terminação de bovinos. Na propriedade são terminados animais super e hiper precoces das raças Brangus, Braford, Charolês, Nelore, Hereford, Canchim e Angus.     Cooperado da Cooperaliança, Lima pretende partir para cruzas com 100% da raça Angus nos próximos anos. ”Talvez não consiga 100% já no ano que vem, mas 85%, em média, acredito atingir”.

Quanto ao dia de campo, ele disse que a troca de informações foi muito interessante. “Foi um prazer receber todos em minha propriedade. Sempre fui fã de dias de campo pela troca de ideias que se proporciona. Conheci novas pessoas da área de todo o estado e também pude rever os colegas mais antigos aqui da região”.

No dia seguinte, os participantes visitaram a Chácara Bela Vista, do agropecuarista Edio Sander. Ele destacou que o momento da pecuária é bom e que a atividade pode ser rentável tanto quanto a agricultura, afirmando que dados mostram o quanto a pecuária pode ser lucrativa. “No momento em que se trata a pecuária com o mesmo nível tecnológico da agricultura, é possível ter uma rentabilidade igual ou superior à agricultura. O grande problema sempre é a resistência ao uso da tecnologia, a falta de investimentos”. Como anfitrião, Sander destacou que foi um ótimo momento para a Cooperaliança receber a comissão, já que são pessoas importantes na área da pecuária, formadores de opinião, que opinaram sobre os sistemas de produção que visualizaram e divulgarão o trabalho da cooperativa.

“A visita foi maravilhosa, os sistemas são diferentes e ao mesmo tempo, podem ser implantados em nossas propriedades e com a garantia que dá retorno. Não é só uma ilusão de grandes propriedades. É possível implantar em pequenas propriedades também com pouca mão-de-obra. O sistema de creepfeeding me chamou bastante atenção, assim como o confinamento, além da raça Angus”, destacou o participante Laércio Braun, de Toledo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo