22/08/2023
Segurança

Escolas estaduais e municipais se preparam para transição de alunos

Diretores e pedagogos de escolas estaduais e municipais de Curitiba participam de reuniões esta semana para definir ações de acompanhamento pedagógico dos alunos que saem do 5º ano da rede municipal para o 6º nos colégios estaduais. Um grupo de transição foi criado pela Secretaria de Estado da Educação e pela rede municipal de ensino de Curitiba para melhorar a qualidade de ensino público na Capital.

Todo ano, perto de 16 mil estudantes migram das escolas do município para continuar os estudos na rede estadual. O principal desafio é aumentar o índice de aprovação, além de corrigir a distorção entre idade e série e fazer o acolhimento pedagógico desses novos alunos. 

“Este planejamento conjunto vai garantir a melhoria da qualidade de ensino, o aumento da escolarização das redes estadual e municipal”, disse Maurício Pastor dos Santos, chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Educação e coordenador do grupo de transição.

Para a chefe do Núcleo de Educação da Administração Regional do Bairro Novo, Josiane Santos, o projeto vai oferecer uma melhor adaptação do aluno para dar continuidade nos seus estudos. “Os sistemas de ensino estadual e municipal têm a responsabilidade de trabalharem juntos para garantir uma transição harmônica e responsável para o sucesso da aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou.

Além das reuniões, os alunos das escolas municipais farão visitas, em dezembro, às escolas em que já estão matriculados para o ano letivo de 2015. “Estamos nos preparando para receber a visita dos alunos. E em fevereiro do ano que vem vamos receber as famílias para apresentar a escola, os professores, o sistema de avaliação, o conselho escolar. Tudo para oferecer uma maior segurança nesse processo de transição”, disse Silberto Cardoso, diretor do Colégio Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg, no Sítio Cercado.

Também em dezembro, alunos do 6º ano do ensino fundamental das escolas estaduais de Curitiba visitarão as escolas municipais para contar um pouco de como foi a experiência de estudar na rede estadual. A ideia também é mostrar a realidade dos alunos municipais aos da rede estadual para melhorar o relacionamento entre eles. 

No 6º ano a mudança do ambiente escolar é grande. Em vez de um professor polivalente, como estava acostumado, o aluno passa a ter até 12 professores diferentes. A organização da grade horária com as disciplinas também é uma novidade. Em alguns casos, o número maior de alunos na nova escola também pode trazer algumas dificuldades.

Segundo a diretora da Escola Municipal Colombo, no Sítio Cercado, o mais importante é levar em conta o tempo cronológico do aluno. 

“Ele (aluno) é uma criança. Não mudou, apenas passou de uma fase para outra. Ao passar para a escola estadual se passa a sensação de que já não são mais crianças e há uma dificuldade inicial de entender a organização da nova escola porque eles estavam habituados com outro ritmo”, explicou.

Uma das metas estabelecidas pelo projeto é diminuir os 18,4% de distorção entre idade e série do ensino fundamental (séries finais) das escolas da rede estadual, em Curitiba. Outra expectativa é a de aumentar a aprovação desta mesma fase de ensino, que atualmente é de 86%.

O acompanhamento será estendido durante todo o ano escolar da nova série. Com o Sistema Próprio de Avaliação da Educação Básica (Saep), a Secretaria de Estado da Educação poderá monitorar os resultados do trabalho.

As reuniões envolvem os setores Matriz, Boa Vista, Santa Felicidade, Portão, Cajuru, Pinheirinho, Boqueirão, Bairro Novo e CIC. 

A criação do grupo é um projeto-piloto que, com os resultados do trabalho, a Secretaria da Educação pretende ampliar a iniciativa aos demais 31 Núcleos Regionais de Educação do Paraná.

Cristina Esteche

Jornalista

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