Foto/Ilustrativa
Bárbara Franco
+Cresce o número de soropositivos entre 15 e 25 anos em Guarapuava
Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids o Serviço de Atendimento Especializado ( SAE) de Guarapuava realiza atividades na Rua XV de Novembro. As atividades têm incio às 13h e seguem até as 17h.
De acordo com uma das enfermeiras responsável, Maria Clarice Kunkel, serão entregues materiais sobre a doença, serão repassadas informações sobre o Dia Mundial contra a Aids, e também serão feitos encaminhamentos para realização do exame para o diagnóstico de HIV.
Clarice orienta que as pessoas que já estiveram em situação de risco devem fazer o exame. “ As pessoas que fizeram sexo sem camisinha, que tiveram ou têm vários parceiros devem fazer o teste”.
A enfermeira alerta para o alto número de soropositivos na faixa etária entre 15 e 25 anos, em Guarapuava. “ Guarapuava está com um alto número de sorospositivos, pricipalmente entre os jovens. As pessoas devem se cuidar se protegendo”.
Saber precocemente da doença é importante, pois quanto antes diagnosticar e tratar o sistema imunológico é reestabelecido. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda fazer o teste rápido sempre que passar por alguma situação de risco: sexo sem o uso de preservativo; compartilhamento de agulha ou seringas; compartilhamento de instrumentos que furam ou cortam (alicates de cutícula, aparelhos de barbear).
Dia 1º de dezembro é dia Mundial de Luta Contra a AIDS, sendo decidido pela Assembléia Mundial e Saúde em outubro de 1987, tendo o apoio das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde. Neste dia são realizadas ações de conscientização para todos os povos sobre doença.