22/08/2023


Geral

Contribuinte tem última semana de desconto para pagar tributos em atraso

Termina no dia 12 (sexta feira) o prazo para que os contribuintes paranaenses que possuem dívidas em atraso de tributos estaduais como ICMS, IPVA e ITCMD possam aproveitar um desconto oferecido pela Secretaria de Estado da Fazenda e pagar esses impostos com redução no valor das multas e dos juros. 

Quem decidir pagar os débitos à vista pode reduzir em até 95% o valor das multas e 90% no valor dos juros, de acordo com a Lei Estadual nº18.279/14. O benefício envolve débitos gerados até 31 de dezembro de 2013, que tenham sido lançados, ou não, e inscritos, ou não, em dívida ativa, ainda que tenham sido ajuizados judicialmente. 

Para facilitar o pagamento, o contribuinte pode emitir a Guia de Recolhimento (GR-PR) do tributo em atraso, já com os benefícios da Lei 18.279/14 e os respectivos cálculos de valores descontados para pagamento, diretamente pela internet, no site da Secretaria da Fazenda, pelo endereço www.fazenda.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=491. 

De acordo com o secretário de Estado da Fazenda, Luiz Eduardo Sebastiani, a medida adotada pelo Paraná considera o momento delicado da economia nacional, com baixo crescimento, juros altos e queda nas receitas dos estados, municípios e da União. Por isso, segundo ele, o desconto é uma importante oportunidade para as empresas e para as pessoas que tem tributos estaduais em atraso. 

“Ao regularizar a situação fiscal, a empresa ativa sua vida econômica, seja na relação com seus parceiros comerciais, seja no acesso ao crédito, ou mesmo nas oportunidades de disputar licitações e contratos com o setor público, para que possa crescer”, explica Sebastiani. 

COMO E ONDE PAGAR 

ICMS – Os contribuintes do ICMS com acesso ao Portal Receita/PR podem consultar o valor dos débitos e emitir a guia de pagamento no serviço Extrato de Pendências Tributárias. Este serviço indica os débitos que tem direito à redução, bem como os valores com e sem os benefícios da Lei nº 18.279/2014. 

A emissão da guia para pagamento também está disponível no portal público da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br): 

• menu de Serviços -> Guias -> GR-PR -> Emissão de GR-PR online; 

• Serviços Rápidos -> Guias para Pagamento -> GR-PR. 

Nestes serviços as guias já trazem os valores com os benefícios previstos na Lei nº 18.279/2014.

O pagamento poderá ser realizado nos bancos do Brasil, Bradesco, Itaú, Sicredi e Bancoob (Sicoob). 

IPVA – O pagamento do IPVA poderá ser realizado por meio de GR-PR, emitida nos serviços abaixo indicados ou diretamente utilizando-se o número do Renavam do veículo nos equipamentos dos bancos credenciados: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Sicredi. 

A consulta dos valores já com os benefícios da Lei nº 18.279/2014 e a possibilidade de emissão da guia de pagamento estão disponíveis no mesmo serviço, sendo: 

• no Portal Público da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br): Serviços Rápidos -> IPVA; 

• no Portal Receita/PR (https://www.receita.pr.gov.br): menu IPVA -> Consulta a Débitos do IPVA e Consulta a Veículos do Proprietário. 

A guia para pagamento também pode ser emitida no portal público, menu de Serviços -> Guias -> GR-PR -> Emissão de GR-PR online. Neste serviço o usuário deverá informar, além do Renavam, o débito a ser pago (exercício, dívida ativa ou parcelamento). 

ITCMD – Os serviços de emissão de guias são: 

– menu de Serviços -> Guias -> GR-PR -> Emissão de GR-PR online; 

– Serviços Rápidos -> Guias para Pagamento -> GR-PR. 

Nestes serviços as guias já trazem os valores com os benefícios previstos na Lei nº 18.279/2014.

O pagamento poderá ser realizado nos bancos: do Brasil, Bradesco, Itaú, Sicredi e Bancoob (Sicoob). 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo