A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, divulgou na sexta feira (12) o resultado da terceira edição da chamada pública que tem como objetivo principal apoiar propostas que possam contribuir para a conservação da natureza.
A prioridade é a região da Floresta Ombrófila Mista (floresta com araucárias) e fitofisionomia associadas, além da região do Lagamar compreendida nos limites do litoral do Paraná.
As propostas apresentadas seguiram as seguintes linhas: implementação de políticas, conservação de espécies e comunidades silvestres e regeneração de ecossistemas naturais, prevenção ou controle de espécies invasoras, criação ou manejo de unidades de conservação e vulnerabilidade, impacto e adaptação de espécies e ecossistemas às variáveis climáticas.
Segundo a diretora científica da Fundação Araucária, Janesca Alban Roman, a instituição tem como prioridade financiar projetos que ofereçam benefícios à população, como é o exemplo dessa parceria com o Grupo Boticário. “A questão da preservação da natureza deve ser uma constante em todos os debates e discussões”, destacou.
Foram selecionadas dez propostas, totalizando um investimento de mais de R$ 680 mil. Os projetos terão a duração mínima de 12 meses e máxima de 36 meses.