22/08/2023

Retrospectiva

 O ano de 2014 chega ao fim e chegou a hora de darmos uma olhadinha para trás e relembrarmos o que de melhor aconteceu no esporte neste ano. Em linhas gerais, o ano foi novamente muito bom para o esporte em Guarapuava, já o estado do Paraná ficou devendo, principalmente no futebol, enquanto nossa seleção foi o grande vexame mundial do ano.

Começaremos então com coisas boas. Em dezembro, o CAD coroou um belo ano com o título do Paranaense de Futsal. O caneco veio com goleada em cima de um grande rival, o Cascavel, e foi comemorada com muita festa pelas ruas de Guarapuava.A conquista do bicampeonato encheu o guarapuavano de orgulho e foi um belo presente de Natal para todos os torcedores.

A boa campanha do clube no Paranaense também se repetiu na Liga Nacional, com o clube chegando as quartas de final, tendo uma das maiores médias de público da Liga e sendo o melhor time paranaense classificado no torneio.

Destaque do time, o ala Jamur foi eleito, também em dezembro, o melhor ala da Liga Nacional e colocou o nome de Guarapuava na seleção do campeonato. Falando ainda em títulos individuais, o atirador guarapuavano Rodrigo Bastos recebeu no último dia 16 o prêmio Brasil Olímpico do COB (Comitê Brasileiro Olímpico) como melhor atleta do Tiro Esportivo.

Outra grande notícia para o esporte de Guarapuava foi a volta do Batel a segunda divisão do Paranaense de Futebol. Já dentro de quadra, o novo piso do Joaquim Prestes também merece destaque.

Em âmbito estadual, uma das boas noticias do futebol paranaense também está muito ligada com Guarapuava. Trata-se do guarapuavano e artilheiro rubro- negro Cleo, que em 2014 voltou para o Brasil e para o Atlético-Pr  e em pouco tempo se tornou destaque no clube. Com 9 gols marcados no Brasileirão, Cléo foi eleito o craque do Atlético pelos torcedores.

Apesar da boa fase do atacante o Furacão, assim como os demais paranaenses, não conseguiu se destacar nas competições que disputou e terminou o ano sem nenhum título.

A mesma coisa aconteceu também com o Coritiba, que ainda teve que lidar com a briga contra o rebaixamento e a aposentadoria do ídolo Alex, e com o Paraná Clube.Quem teve motivos para comemorar o ano no futebol paranaense foi o Londrina, que garantiu o título estadual e conquistou o acesso a série C do Brasileiro.

O futebol brasileiro também não teve lá muitos motivos para comemorar em 2014. Pela primeira vez em nove anos um clube brasileiro não esteve na final da Taça Libertadores da América e no maior e mais importante campeonato de futebol do mundo, a Copa do Mundo, a seleção foi responsável pelo maior vexame das histórias dos mundiais, um 7 a 1 em casa diante dos alemães.

Porém, se o futebol não foi lá muito bem, o surf ganhou destaque e o Brasil conquistou seu primeiro Mundial com o jovem Gabriel Medina. Com apenas 21 anos, Medina foi uma das gratas surpresas de 2014 e mais um ídolo brasileiro que nasce.

Enfim, o ano de 2014 teve seus altos e baixos e foi intenso no mundo dos esportes. Em 2015 a história será reescrita novamente e quem pode prever o que pode acontecer?

Desejo a todos um Feliz Natal e prospero Ano Novo 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo