22/08/2023
Geral

Congestionamentos constantes afetam ruas do Centro de Guarapuava

imagem-83766

Caio Budel

Quem enfrenta o trânsito de Guarapuava diariamente, principalmente em regiões centrais, tem sofrido com os engarrafamentos que já se tornaram comuns em diversas ruas da cidade ao longo do dia. Em horários de pico, como os de saída para almoço, cruzar o pequeno trecho que corresponde as duas pontas do Terminal da Fonte, na Marechal Floriano Peixoto, pode levar mais de 10 minutos.

Outra rua atingida por congestionamentos constantes é a XV de Novembro. A incidência de engarrafamentos, que já era grande no local, aumentou após a liberação do estacionamento no lado direito da via para o período de final de ano. A concessão, que acontece entre as ruas Brigadeiro Rocha e a Saldanha Marinho, deve seguir até o dia 5 de janeiro segundo informações do Conselho Municipal de Trânsito, Transportes e Sinalização (Comutra).

Para o comerciante Hélio, que trabalha na XV e prefere se identificar apenas pelo primeiro nome, a liberação de estacionamento na principal rua da cidade é unilateral, pensando apenas no comércio. ”Não tem como passar pela XV de carro. Com estacionamento de um lado já era péssimo, agora ficou pior ainda”.

No caso da Marechal Floriano Peixoto, os congestionamentos vem crescendo gradativamente desde 2013, quando o Comutra aumentou as vagas de estacionamento em trechos da via juntamente com a Getúlio Vargas. Na época, a liberação aconteceu motivada pelo mesma questão deste ano, o aumento do fluxo de carros com as compras de Natal. Contudo, diferente da proposta de agora, o estacionamento continuou ativo mesmo depois do período de final de ano.

“É necessário um estudo para encontrar uma forma de conciliar a falta de estacionamento no Centro da cidade com a questão dos engarrafamentos, para não ficar ruim de um jeito e pior de outro”, disse o aposentado Antonio Carlos Moreira.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.