22/08/2023
Cotidiano

Estacionamento duplo na XV acaba nesta segunda em Guarapuava

imagem-84099

Caio Budel

A liberação do estacionamento no lado direito da XV de Novembro, instaurado para o período de compras de fim de ano a pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em dezembro de 2014, acabará nesta segunda feira (05) em Guarapuava. A determinação é do Conselho Municipal de Trânsito (Comutra), que já havia determinado os prazos no mês passado.

Na manhã de hoje, diferente de semanas anteriores, poucos motoristas se arriscaram a estacionar do lado direito da via, principalmente porque as placas de liberação do Estacionamento Regulamentado (Estar) já foram substituídas pelas sinalizações que proíbem a parada neste lado da rua.   

De acordo com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, a partir desta terça feira (06), motoristas que pararem no lado direito já poderão ser multados pelo Guaratran ou pela polícia.

Divergências
Durante o seu período de funcionamento, a liberação do estacionamento no lado direito da principal rua da cidade dividiu opinião de guarapuavanos. Enquanto uns apoiavam a liberação pensando na falta de vagas no Centro, outros criticavam a medida por ela estar “afogando” o trânsito da cidade, resultando em diversos congestionamentos.

O presidente da CDL, Antonio Carlos Ferrer, se manifestou sobre o caso e afirmou que não vê necessidade da XV de Novembro ter duas pistas de rolagem por não ser uma rua preferencial. “Guarapuava vive um momento de crescimento, é normal em qualquer cidade do nosso porte ter dificuldades para a circulação de carros no Centro. Inclusive, a XV não é preferencial, portanto ela não precisa de duas pistas de rolagem. Ela é para o condutor ter atenção e parar a cada quadra”, exp

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.