Bárbara Franco
O Procon de Guarapuava atendeu no começo desta semana muitas reclamações de pessoas quanto as trocas de presentes de Natal. Só na segunda feira (05), o Procon realizou mais de 50 atendimentos. Segundo o coordenador do Procon de Guarapuava, Irineu Rodrigues Junior, em dias normais o número de atendimento é a metade.
Rodrigues explica que o consumidor vai até o Procon para sanar dúvidas quanto as trocas de presentes, que em seguida tornam-se reclamações. De acordo com Rodrigues, as principais dúvidas do consumidor guarapuavano, geralmente, são se as empresas são obrigadas a realizarem a troca de produto. “O fornecedor tem o prazo de 90 dias para trocar bens duráveis, como roupas, brinquedos, relógios e celulares e para bens não duráveis, como alimentos, 30 dias”.
Se o consumidor ganhou algum presente com defeito, ele deve procurar a loja onde foi comprado o produto para fazer a troca, tendo em mãos a nota fiscal. Rodrigues alerta que se o produto não agradou o consumidor e não possui defeito, pela lei, o fornecedor não é obrigado a efetuar a troca.