Curitiba – O Governo do Paraná entregará a 19 municípios da região do Cantuquiriguaçu, 62 ônibus para o transporte escolar rural. Os veículos fazem parte do total de 1.100 que o estado está adquirindo e cedendo, por cinco anos, a municípios com menos de 100 mil habitantes.
Na terça-feira (8), durante a reunião semanal da Escola de Governo, em Curitiba, a secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon, instruiu os prefeitos presentes sobre os procedimentos administrativos necessários para a obtenção dos ônibus.
Os que ainda não providenciaram, devem providenciar o treinamento específico dos motoristas, promovido pela Secretaria do Trabalho e da Promoção Social. Além disso, as prefeituras precisam contratar o seguro total dos veículos, por 24 meses, e para tal poderão utilizar o sistema de registro de preços licitado pelo Estado, orientou Maria Marta. Ao final da reunião, os prefeitos retiraram com técnicos do Departamento de Transporte Oficial, da Secretaria da Administração, os documentos dos veículos.
COMBATE À EVASÃO – A aquisição e a cessão dos ônibus fazem parte do Programa de Transporte Escolar, liderado pela Secretaria de Estado da Educação e conduzido em conjunto com as secretarias da Administração, do Desenvolvimento Urbano, do Trabalho e da Casa Civil. A secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde, destacou que os investimentos na compra dos 1.100 veículos (cerca de R$ 133,4 milhões) significam medida de combate à evasão escolar.
O objetivo do programa é dar acesso à escola e condições de permanência na escola. Muitas vezes as crianças são forçadas a deixar os estudos por causa da distância entre a casa e a escola, que as impede de frequentar as salas de aula, disse a secretária. Yvelise também fez um pedido público para que as prefeituras adequem o transporte ao novo calendário escolar deste ano, que precisou ser alterado em função da suspensão das aulas, em prevenção à nova gripe.
Os novos ônibus são destinados à cobertura de rotas elaboradas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Foi feito um mapeamento entre as residências de cada um dos alunos que moram na zona rural e as escolas e estabelecidos itinerários que conciliassem pleno atendimento às necessidades das famílias e melhor aproveitamento dos recursos (infraestrutura, combustível) das prefeituras. Um levantamento inicial que fizemos mostra que houve redução de custos (com o transporte escolar) significativa. Em Castro, por exemplo, foi de 25%. Há casos de até 40%, o que até nos surpreendeu e, por isso, faremos novos cálculos, informou o titular da pasta, Luiz Forte Netto.
A região de Cantuquiriguaçu está no médio Centro-Oeste do Paraná. Tem Laranjeiras do Sul como município polo e reúne cerca de 230 mil habitantes. Mais informações sobre a região pode ser conferido em www.cantuquiriguacu.com.br