Com assessoria – editado por Cristina Esteche
Obras de infraestrutura estão sendo executadas na área onde serão construídas 500 casas populares no Jardim das Américas, considerada a região com a menor renda per capita de Guarapuava. O serviço que está sendo executado é a abertura da rua Elias Hauage, uma via projetada no mapa da mapa da cidade, denominada, mas que até então não existia de fato.
De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, rua receberá asfalto, meio fio, calçadas e galerias pluviais. É a infraestrutura para que possamos dar início à construção das casas, conforme determina a Caixa Econômica Federal.”Serão beneficiadas as famílias que tiveram suas casas atingidas pela enchente aqui no bairro e outras cadastradas nos programas habitacionais do município". A maioria recebe o Aluguel Social.
A nova rua será o elo de acesso entre entre o Jardim das Américas e o Loteamento Paz e Bem.
Segundo Germano Flores, da Companhia de Serviços Urbanos de Guarapuava (Surg), está sendo preparada a colocação de galerias pluviais, que deve ser finalizada em mais ou menos 30 dias.
Também no Jardim das Américas, Cesar Filho vistoriou o serviço de desassoreamento do rio Cascavelzinho e a substituição da ponte de madeira por bueiros celulares, o quer vai facilitar o escoamento da água e garantir mais segurança a pedestres e motoristas. O rio que atravessa a Vila São Vicente também recebe o serviço de desassoreamento.
O prefeito conversou com famílias prejudicadas com as fortes chuvas. Algumas estão sendo atendidas pelo programa Aluguel Social. "Nós estamos trabalhando para evitar grandes cheias do rio e, paralelamente, buscamos a desapropriação de um terreno próximo da vila para fazer a transferência das famílias", garante.
Outras
O prefeito Cesar Filho aproveitou a sexta feira para acompanhar outras que estão acontecendo em Guarapuava. Na rua Salvador Gomes, na Vila Planalto, o serviço de pavimentação asfáltica está mudando a vida dos moradores. "Esperei muitos anos por isso aqui, agora não quero mais vender meus dois lotes. Vou continuar morando na minha casinha e deixar o outro para os netinhos, só que mais valorizado".
No Mirante da Serra, o trabalho também continua. A equipe se concentra na rua Antônio Baldessar, onde prepara a base para o asfalto novo, além de meio fio e galerias pluviais.