22/08/2023
Política

Silvestri diz que aprovação da PEC dos Vereadores corrige ” uma injustiça” feita com as Câmaras Municipais

imagem-8524

Guarapuava – O deputado federal Cezar Silvestri se mostrou favorável à aprovação da PEC dos Vereadores em votação ocorrida na noite de ontem, dia 9, na Câmara dos Deputados.
A entrada em vigor da PEC, segundo o deputad, irá corrigir uma “injustiça” feita com as Câmaras Municipais de todo o país.
“A proposta que foi implantada não reduziu os gastos nas câmaras de vereadores, diminuiu sim a representatividade”, declarou enfatizando que a medida precisa passar por mais uma votação para entrar em vigor. “Tenho certeza que será aprovada novamente na Câmara e assim vamos poder restabelecer o equilíbrio nas câmaras municipais, fazendo com que tenhamos maior representatividade, o que só beneficiará a população”, concluiu.
Opinião semelhante tem o presidente do PPS de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho. “Em um primeiro momento a medida de reduzir o número de vereadores gerou a simpatia da opinião pública, pois foi pregado que com menos vereadores se gastaria menos com o legislativo municipal. Mas não foi isso que aconteceu, foi reduzido o número de vereadores, mas não o valor dos repasses para as câmaras, o que na prática fez com que ocorresse uma perda política e o cidadão que queria ver diminuído os gastos com as câmaras municipais, acabou não sendo beneficiado”, destacou.
A medida aprovada agora, segundo Cesar Silvestri Filho, promove o contrário, reduz o valor dos repasses e aumenta o número de vereadores. O ponto mais polêmica agora é saber quando a medida vai entrar em vigor. “A proposta que está sendo votada prevê a possibilidade de entrar em vigor imediatamente, no entanto, acredito que será o poder judiciário de decidirá essa questão. Pessoalmente eu torço para que essa injustiça feita com as Câmaras municipais seja reparada, pois acredito que a população foi a mais prejudicada com essa medida”, concluiu.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.