22/08/2023

Guarapuavanos montam peça sobre Elza Soares

imagem-85373

Cristina Esteche

A atriz guarapuavana Laysa Carolina Machado se prepara para mais um desafio. Ser a protagonista de uma peça que traça um paralelo entre a vida da cantora Elza Soares e a sua própria história.

“É um mix que vai abordar problemas, preconceitos tendo como base as nossas vivências”. A escolha por Elza Soares remete à infância de Laysa. “Desde pequena eu sempre ouvia o meu pai falar muito no Garrincha e atribuir a decadência do jogador à Elza. Pesquisei muito a vida dela e resolvi fazer esse paralelo. Há muita coisa na vida dela que cabe na minha”.

A trilha sonora da peça, que estreia no segundo semestre em Curitiba, vai contar com a trilha sonora do Trio Curucaca, que nasceu em Guarapuava e hoje está sediado na capital paranaense. A direção é do também guarapuavano Marcio Ramos, com texto de Laysa.

Este não será o primeiro trabalho da transexual que nasceu na Colônia Vitória, distrito de Entre Rios, no interior de Guarapuava.

A primeira peça ela protagonizou em 1997 com o “Patinho Torto”, cujo texto mostrava os mistérios do sexo. A peça foi classificada para o Festival Internacional de Teatro Amador em Marechal Cândido Rondon. “Essa peça marcou muito a minha vida porque foi a primeira vez que usei roupas femininas e eu era professor no Colégio Assunção em Guarapuava. Foi um escândalo”. A estreia aconteceu na Universidade Estadual do Centro oeste (Unicentro).

Outros trabalhos também marcam a carreira da atriz. Laysa está  escreveu e protagonizou a peça Morada Transitória, transformada em curta metragem que em breve vai estar na programação do Canal Brasil, além de participação em festivais, incluindo o de Berlim. Essa peça agora vai marcar a estreia de Laysa como escritora. “Estou escrevendo um livro”.

Laysa também participou do seriado “Estômago” dirigido pelo cineasta Marcos Jorge, como um travesti que vai seduzir o personagem principal da série. O seriado será passado em canais de televisão dos Estados Unidos e da Venezuela pelo canal Fox.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo