Cristina Esteche
A implantação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) pode ser implantado em 2016, segundo a perspectiva do governador Beto Richa. A oferta do curso vai coincidir com o funcionamento do Hospital Regional, obra que vai começar ainda em 2015. E é justamente essa implantação que deve contribuir para a oferta do curso gratuito, conforme acredita o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto.
Para o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, o processo de implantação se assemelha ao que ocorreu com o curso de Medicina na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), instalado após a construção de um hospital regional na cidade. “O fato de ter um hospital regional facilita a instalação do curso para que sejam ministradas aulas práticas. Ou seja, o primeiro passo é a conclusão do hospital para depois viabilizarmos o curso”, explicou Gomes. Mas ele confirma o fato de Guarapuava ter um hospital regional, o curso de medicina se tornou prioritário.
Porém, para o andamento da implantação novos estudos e investimentos serão necessários para a oferta de um curso com qualidade.
. “Precisamos equipar a universidade e realizar concursos públicos para termos professores”, afirma.
O reitor da Unicentro, Aldo Bona, diz que o projeto pedagógico já está finalizado e depende apenas da aprovação peolso conselhos da Unicentro, o que será feito até abril deste ano. Bona lembra que há um vácuo no ensino superior da região. “Um estudo do Ministério assinala que a região central do estado precisa de um curso de Medicina”, afirma.