Da Redação
A APP-Sindicato irá fazer uma série de atividades de mobilizacão dos trabalhadores para demonstrar a indignação com a postura do Governo. Beto Richa anunciou, ontem, (29), que não pagará o terço de férias dos servidores públicos do Paraná, em um frontal ataque a um dos direitos trabalhistas.
Em nota, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná de Guarapuava e Região, Terezinha dos Santos Daiprai, diz que além do não pagamento das férias, Richa cancelou a semana pedagógica para redistribuir as aulas, suspendeu as licenças especiais do primeiro trimestre, diz que não pagará as promoções e progressões que estão em atraso, não fez o repasse do fundo rotativo às escolas e para os PSSs, o pagamento do salário do mês de janeiro será feito somente no quinto dia útil de fevereiro.
Terezinha questiona o quadro de crise financeira apregoado pelo governo, uma vez que não houve baixa nas receitas do Estado. “O que nos passa, é que o governo gastou mal o dinheiro público.”
O governo do Paraná anunciou que não conseguirá cumprir com todos os pagamentos que deveriam ser feitos hoje aos funcionários públicos. O salário dos servidores será depositado normalmente, mas estão adiados o pagamento do abono de férias e a rescisão de todos os professores que haviam sido contratados em regime temporário (conhecidos como PSSs). No total, deixarão de ser pagos R$ 110 milhões.