Da Redação, com assessoria
A Divisão de Vigilância Sanitária e Ambiental, da Secretaria de Saúde, realiza a segunda etapa do programa Nacional de Controle da Dengue e Chikungunya. A campanha acontecerá neste sábado (07) em vários bairros da cidade. O programa desenvolve uma série de ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, além de atividades de orientação para a população sobre os riscos da doença.
Os trabalhos serão realizados devido o aumento significativo de larvas. De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária e Ambiental de Guarapuava, Rodrigo Cordova, em Guarapuava foram encontrados alguns mosquitos Aedes Aegypti. “ Os riscos são reais e sérios, por isso esperamos o total apoio da população em receber os agentes de combate das endemias nas residências e estabelecimentos em geral para a devida orientação sobre como identificar e eliminar possíveis criadouros, pois sua única prevenção é evitar que o mosquito se prolifere”, alerta. Apenas um mosquito pode contaminar até 300 pessoas
A Dengue e Chikungunya são transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti e os riscos são eminentes para a população. “Os sintomas da dengue e da chikungunya são muito parecidos, tendo a diferença que a chikungunya prejudica o sistema neurológico, atacando as juntas, causando inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local”.
A campanha reforça a importância da prevenção para evitar a propagação do mosquito. "As pessoas podem contribuir evitando o acúmulo de água em locais que possam servir de criadouro, como vasos de planta, calhas e pneus".