Bárbara Franco, com assessoria
O Governo do Estado para rebater o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato) disse nessa sexta (06), que além de acertar ainda neste mês o pagamento das rescisões dos professores contratados por processo seletivo simplificado (PSS), irá pagar o terço de férias em duas parcelas, em março e abril. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Educação, Fernando Xavier Ferreira.
Ferreira também garantiu que a Secretaria da Educação e os 32 Núcleos Regionais estão finalizando os últimos ajustes para o começo das aulas nesta segunda feira (09). Xavier falou que a secretaria, por sua natureza e dimensão, foi a mais atingida neste momento, pelas medidas de reequilíbrio orçamentário.
“Tivemos que tomar algumas medidas mais duras, porém necessárias, e que se fossem proteladas iriam surgir no decorrer do ano com muito mais problemas, como falta de pagamentos de salários do quadro de funcionários”, disse Xavier.
Professores em sala – Além dos cerca de 50 mil professores da rede, o Governo do Estado distribuiu aulas para 4.522 professores aprovados no último concurso público e também contratou mais 10 mil professores PSS, que já estão sendo chamados, pois a seleção aconteceu no fim do ano passado.
A Secretaria da Educação cancelou, neste período, as licenças especiais e destacou para as salas de aulas profissionais que estavam em áreas administrativas.
Queda de Matrículas – A Secretaria da Educação também fez neste ano uma reorganização de turmas em função da queda no número de matrículas que vinha acontecendo desde 2010.
Entre 2010 e 2014, a queda no número de matrículas foi de 6%, e faz parte da própria dinâmica populacional das regiões. Até o momento, 950 mil alunos estão matriculados, mas este número só será fechado no fim de fevereiro, pois algumas matrículas continuam sendo feitas na rede estadual.
Este ano, até o momento, foram organizadas 36 mil turmas do ensino básico, mas novas turmas poderão ser abertas, sem extrapolar o número de alunos por turma, definido pela resolução nº 4527/2011.
Atividades complementares – O secretário da Educação disse ainda que as atividades complementares, que foram suspensas neste momento, serão retomadas no segundo semestre. As salas de apoio poderão retornar ainda no primeiro bimestre.
Fundo rotativo – o Governo do Estado também depositou a primeira parcela do Fundo Rotativo do ano para escolas comprarem materiais básicos. O valor é de R$ 4,2 milhões.