Cristina Esteche
Pressionado pelas manifestações de professores e servidores do magistério, o governador Beto Richa poupa a educação do "pacote" encaminhado à Assembleia Legislativa do Paraná. Uma emenda substitutiva mantendo a íntegra do plano de cargos e salários dos profissionais da educação será encaminhada nesta terça (10) à Alep.
O anúncio foi feito no início da noite dessa segunda (09) pela deputada estadual Cristina Silvestri (PPS) à Rede Sul de Notícias. De acordo com a deputada de Guarapuava, tão logo terminou a sessão, a base governista reuniu-se com o governador. "O governador disse que em momento algum a intenção é prejudicar o funcionalismo público, mas colocar regras necessárias para que o Estado saia do sufoco financeiro. A situação é crítica". Segundo Cristina Silvestri, embora a decisão de Beto Richa cause uma "impacto muito grande" nas finanças públicas do Paraná, o plano de cargos e salários do magistério será mantido na íntegra.
As novas regras serão votadas nesta terça, logo após a aprovação do requerimento para que seja composta uma comissão geral. Isso se faz necessário porque as comissões permanentes da Casa ainda não foram compostas. Assim sendo, os 54 deputados compõem uma única comissão para votar as mensagens do Governo.