22/08/2023

Regionais só depois do Carnaval

Passado o “inferno astral”  no Governo do Estado com as manifestações e greves que “pipocam” pelo estado afora, está previsto o anúncio das novas chefias dos núcleos regionais em Guarapuava e região, após o Carnaval. Há comentários no meio político paranaense de que o governador segurou a partilha até a votação do "pacote" de medidas que entra em votação nesta quinta (12), e que provoca greves em todo o Paraná.

Como se sabe o “mando político” – pra utilizar uma expressão arcaica que remete à época do coronelismo em que se criavam os “currais eleitorais”- fica cardo do deputado que agregou a maior votação nas últimas eleições. Em Guarapuava este é o caso do “tucano” Bernardo Ribas Carli. Pela lógica atual, ele pode seguir o que o fez o então deputado Cesar Silvestri Filho (PPS), e indicar as chefias de todas as regiões, sem exceção.

Porém, de acordo com o deputado Artagão Junior (PMDB), que também é de Guarapuava, um acordo entre ele e Bernardo permite que a divisão dessas indicações, proporcionalmente. O peemedebista ficar com a fatia menor em Guarapuava, mas inverte a situação em Pitanga, por exemplo. Ou seja, seguem a mesma regra de quem obteve a maior votação.

Por enquanto, surgem vários nomes para Guarapuava, mas não passam de especulações. Em conversa com este blog os deputados preferem não falar em nomes. “Ainda não sei quantos núcleos existem ao certo”, disse Bernardo Carli. “Prefiro não citar nomes para não gerar mais especulações. Só vou anunciar depois que estiver tudo certo com o governador”, diz Artagão Junior.

Por sua vez, a deputada Cristina Silvestri também apresentou um rol de indicações ao governador Beto Richa. O que ainda não se sabe é se Bernardo e Artagão Jr abrirão para uma terceira parceria. A decisão, entretanto, está nas mãos de Beto Richa.

Por enquanto, o professor Valdir Kukelcik (PPS) e Eliane Dranka foram os únicos reconduzidos. Valdir continua no Núcleo de Ensino  embora comentários espalhem que a sua permanência  faz parte da força política de Bernardo Carli e do atual presidente da Assembleia, Ademar Traiano, a justificativa é de que pela proximidades do início do ano letivo, o núcleo não poderia ficar sem titular. Essa seria a mesma situação de Dranca na 5ª Regional de Saúde. 

Kukelcik continua compondo a bancada de apoio ao prefeito Cesar Silvestri Filho na Câmara. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo