22/08/2023
Educação

MEC autoriza Cesumar em PG

imagem-86325

Da Redação 

O MEC publicou ontem (12) no Diário Oficial da União a portaria Nº 40, de 28 de janeiro de 2015, credenciando para funcionamento a Faculdade Cesumar em Ponta Grossa com a autorização de cinco cursos. A autorização foi dada com base no Parecer nº 241/2014, da Câmara de Educação Superior, do Conselho Nacional de Educação e em conformidade com o Plano de Desenvolvimento da Instituição.

Os cinco primeiros cursos autorizados são Administração, Ciências Contábeis, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos e Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o primeiro vestibular vai acontecer no final do ano, conforme adiantou o vice-reitor Wilson Matos Filho. 

A Unicesumar possui um plano de expansão para cinco cidades paranaenses (Ponta Grossa, Curitiba, Londrina, Guarapuava e Arapongas) e ainda aguarda a autorização para a abertura de outros 14 cursos em Ponta Grossa. De acordo com Wilson Filho, a instituição encontra-se em fase de negociação para a compra da área onde irá implantar o seu campus no município. Mas a instituição já possui duas sedes na cidade, estando autorizada a funcionar na avenida Vicente Machado (centro),  onde fica hoje a Educação à Distância, que atende a cerca de 2.500 alunos de Ponta Grossa e região.

O plano de Expansão da Unicesumar para fora de Maringá começou no ano de 2013 com o intuito de levar uma educação de qualidade – reconhecida pelo MEC com conceito 4 no IGC, na escala que vai de 1 a 5 – para mais estudantes paranaenses. Hoje a instituição, criada há 25 anos, possui mais de 70 mil alunos no ensino presencial e a distância. A instituição pretende investir na unidade de Ponta Grossa nos cinco primeiros anos cerca de R$ 30 milhões.

Para o vice-reitor Wilson Filho, Ponta Grossa é uma cidade em constante crescimento e necessita ampliar a qualificação de mão-de-obra para atender à necessidade dos novos investimentos e empresas que lá aportam. “A chegada da Faculdade Cesumar no município segue um plano de expansão traçado com base em análises de mercado que apontam as áreas mais necessitadas de qualificação”, concluiu.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.