* Por Rogério Thomas, com assessoria
Após receber várias denúncias que relatavam que na localidade de São João do Rio Claro, município de Prudentópolis, estava ocorrendo corte de vegetação nativa em algumas propriedades rurais, equipes da 4ª Cia Ambiental-Guarapuva se deslocaram nesse sábado (14) até a localidade e, após ouvirem vários disparos de arma de fogo, realizaram a prisão de dois homens que estavam caçando e estavam de posse de uma espingarda cal. 36, espoletas, chumbo, pólvora e três cachorros de caça. Eles receberam voz de prisão e foram presos e encaminhados para a delegacia de Policia Civil de Prudentópolis.
Em seguida, a equipe deslocou até o local das denúncias onde constatou que na área fiscalizada estava ocorrendo crime ambiental. Os proprietários estavam destocando uma área de 6,86 Ha, de mata nativa, utilizando um trator, sendo que no momento da abordagem de um dos proprietários, foi constatado que ele estava portando um revolver cal. 32, com cinco cartuchos intactos. Os dois proprietários e tratorista receberam voz de prisão. Na sequencia, o dono do trator também foi preso, ele estava no local para carregar o trator ao término da destoca. Todos foram presos pelo crime ambiental e um dos indivíduos ainda pelo porte de arma de fogo.
Ainda na propriedade de um dos irmãos, foi constatado que havia dezenas de recipientes de agrotóxicos jogados na propriedade, os quais não estavam armazenados conforme legislação.