Bárbara Franco
Uma manifestação em frente ao 6º Ciretran marcou o inicio da greve da categoria nesta quarta feira (18). O protesto foi realizado em parceria com a Sindicatos dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) e manifestantes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
De acordo com o Diretor Jurídico do Sindicato dos Servidores do Detran do Paraná (Sisdep), Arnaldo Menon greve deve seguir por tempo indeterminado. “Nós paramos em apoio à greve geral do funcionalismo estadual”. Ainda segundo Arnaldo aproximadamente 80% dos Detrans estão parados.
O Sisdep lembra que os servidores do Detran chegaram a aprovar um indicativo de greve em dezembro do ano passado, mas que no dia 20 daquele mês a categoria suspendeu a paralisação com o objetivo de analisar as propostas apresentadas pelo governo. O sindicato reivindica um quadro próprio de servidores, proposta até então não aceita pelo Estado.
De acordo com o Sisdep, a criação do quadro próprio "não visa aumento salarial algum, mas sim um reconhecimento de toda a classe de funcionários do Detran e a melhoria nas condições de atendimento à população".
Greve de outras categorias
Os profissionais da Rede Estadual de Ensino, professores de universidades, servidores da saúde e agentes penitenciários estão em greve desde a semana passada em protesto ao chamado "pacotaço" do Governo do Paraná.
O conjunto de medidas, retirado de pauta na Assembleia Legislativa (Alep) na última quinta-feira (12) após pressão popular, prevê uma série de ajustes fiscais e orçamentários que, na prática, refletiria em cortes de gratificações e benefícios conquistados pelos servidores públicos no decorrer das últimas décadas.
O Governo do Estado convocou a APP-Sindicato para uma reunião , para discutir o fim da greve da categoria e o início das aulas. O encontro foi marcado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, e vai acontecer no Palácio Iguaçu às 14h30 desta quinta feira (18).