Bárbara Franco
O Detran de Guarapuava continua em greve por tempo indeterminado. De acordo com o Diretor Jurídico do Sindicato dos Servidores do Detran do Paraná (Sisdep), Arnaldo Menon, a greve deve seguir porque a categoria ainda não conseguiu suas reivindicações. “Nós paramos em apoio à greve geral do funcionalismo estadual”. Ainda segundo Arnaldo, aproximadamente 80% dos Detrans estão parados. Alguns servidores do Detran de Guarapuava, estão em Curitiba para acompanhar a situação da greve.
Estão sendo realizados apenas serviços essenciais com a liberação de veículos apreendidos, serviços que envolvam documentos necessários para veículos de serviços essenciais e emergências (policia, ambulância, etc.), recebimento e devolução de CNH suspensa (emissão guia, foto e agendamento), realização e exames práticos para processo de primeira habitação vencendo em trinta dias
O Sisdep lembra que os servidores do Detran chegaram a aprovar um indicativo de greve em dezembro do ano passado, mas que no dia 20 daquele mês a categoria suspendeu a paralisação com o objetivo de analisar as propostas apresentadas pelo governo. O sindicato reivindica um quadro próprio de servidores, proposta até então não aceita pelo Estado.
De acordo com o Sisdep, a criação do quadro próprio "não visa aumento salarial algum, mas sim um reconhecimento de toda a classe de funcionários do Detran e a melhoria nas condições de atendimento à população.