22/08/2023



Política

Artagão Jr diz que proposta é para facilitar o desenvolvimento regional

imagem-86904

Cristina Esteche

O deputado estadual Artagão de Mattos Leão Junior (PMDB) disse que foi surpreendido com a reação contrária da Cantuquiriguaçu à criação a região Metropolitana de Guarapuava. De acordo com o deputado, que é um dos autores do projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná, a intenção é criar facilidades para o desenvolvimento regional. “A criação da Região Metropolitana só beneficia os municípios envolvidos, uma vez em que se consegue financiamento mais barato, mais casas populares, a tarifa da telefonia passa a ser local”, exemplifica. O deputado lembra que um dos maiores problemas dos municípios são os aterros sanitários que a partir da Região Metropolitana podem ter financiamento coletivo. 

Artagão Junior observa que não haverá nenhum prejuízo para as associações de municípios já constituídas. “Laranjeiras do Sul continuará sendo sede da Cantuquiriguaçu, com as suas regionais. Não haverá nenhuma mudança, mas uma ferramenta a mais”. Segundo o deputado, o processo é similar aos consórcios municipais de saúde. O deputado lembra ainda que a criação de uma região metropolitana envolve critérios que vai desde o número de habitantes até a estrutura ofertada.

No caso do descontentamento de municípios, o deputado diz que nenhum prefeito é obrigado a aderir à proposta. “Se o município não tiver interesse, basta se manifestar e sair, uma vez que ninguém é obrigado a participar”. 

O deputado Bernardo Ribas Carli, que avalisa o projeto de lei, foi consultado pela Rede Sul de Notícias. A sua assessoria informou que o está sendo elaborada uma nota e que esta será divulgada até às 12h de hoje (24), com o posicionamento do parlamentar.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo