Cristina Esteche
O projeto de lei de autoria dos deputados estaduais Artagão Junior (PMDB) e Bernardo Ribas Carli (PSDB) que cria a região Metropolitana de Guarapuava provocou a reação da Cantuquiriguaçu. Sediada em Laranjeiras do Sul, a entidade agrega 12 municípios que estão incluídos na RM de Guarapuava.
De acordo com o presidente da Cantuquiriguaçu, Edson Jucemar Hoffmann Prado, prefeito de Quedas do Iguaçu, a entidade vai pedir aos signatários que o projeto de lei seja arquivado. "Em nosso entendimento se houver necessidade de se criar uma nova região metropolitana, esta deverá ser a da Cantuquiriguaçu”.
A proposta de arquivamento do Projeto de Lei que está tramitando na Assembleia Legislativa do Paraná, segundo o presidente da Cantuquiriguaçu, visa provocar uma uma nova solução que seja "amplamente discutida com os demais pares e os diversos segmentos da sociedade regional”.
Segundo Edson, Artagão Junior e Bernardo Carli estão sendo convidados para que participem denuma reunião de prefeitos que compõem a associação, para que projeto seja exposto. “Queremos saber quais os objetivos e contribuição para região, já que até agora nenhum município da Cantu foi sequer comunicado que iria integrar uma nova região metropolitana".
De acordo com o presidente, entre as metas de trabalho da atual mesa diretora da Cantuquiriguaçu, está a busca por parcerias com as cidades de Cascavel e Guarapuava. O foco dessa parceria são, em especial, as universidades, faculdades públicas e privadas, para que no futuro tenham unidades educacionais, oferecendo cursos de graduação, no entanto respeitando a autonomia das diversas cidades do território.