Cristina Esteche
Guarapuava dá mais um salto no atendimento à saúde. O Centro de Hemodinâmica fez a primeira cirurgia para fechamento de forame (buraquinho) oval patente via percutânea. Ou seja, uma cirurgia com um incisão mínima na virilha para a colocação de uma prótese que fecha a pequena abertura no coração. De acordo com o médico Stefan Negrão, hemodinamicista, até pouco tempo atrás esse procedimento só era possível com incisão no peito. "Hoje fazemos uma incisão na virilha menor do que a ponta de uma caneta".
O procedimento cirúrgico teve como paciente uma senhora, 40 anos de idade, e foi realizada no Hospital São Vicente, em Guarapuava. Segundo Stefan, o procedimento é rápido, seguro, com índice de infecção praticamente nulo. "A paciente recebeu alta no dia seguinte". Ela tinha constantes dores de cabeça, cansaço e falta de ar.
Para o procedimento foi composta uma equipe com os médicos Margareth Farinazo (anestesista), Amélia Araújo (ecografista), Marcos Borazo (cirurgião cardíaco), Fabio Selig (hemodinamicista) e Stefan Negrão (hemodinamicista). "A equipe estava muito bem entrosada e isso garantiu o sucesso da cirurgia", assegura Stefan.