Seminário Visão de Futuro, primeira etapa da metodologia do Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná, será realizado nesta terça-feira,22.
A população de Reserva do Iguaçu inicia nesta terça-feira.22 às 19 horas, a implantação do Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná, proposto pela Rede de Participação Política iniciativa propositiva e apartidária criada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).
O Seminário Visão de Futuro, primeira etapa da metodologia, é aberto ao público e será realizado na Câmara Municipal (Av. 4 de setembro, s/n). Nos primeiros passos é a comunidade interna quem participa intensamente, assumindo as rédeas do processo e visualizando soluções e melhorias para o município. A participação da comunidade é fundamental para alcançarmos o sucesso do projeto. A metodologia é apenas uma ferramenta, se não tiver a mobilização das pessoas, a visão do futuro não será realizada, pois o objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida dos moradores, explica a agente de desenvolvimento local, Gilseia Baraniuk.
As próximas etapas da metodologia serão definidas a partir desse trabalho inicial de prospecção dos sonhos, com horizonte para os próximos 10 anos. Se nós não fizermos, o futuro que vai chegar não vai ser aquele que nós queremos. Mais importante que os recursos financeiros são os recursos sociais. É o nosso capital social. É a capacidade que nós temos de nos entender, liderar um tipo de ação positiva a partir da cooperação de todos nós. Esse é o combustível principal do desenvolvimento local, aonde a comunidade coopera há desenvolvimento, aonde ela não coopera, não há, salienta o professor, analista político e consultor da Rede, Augusto de Franco. Todo lugar que a população espera por desenvolvimento é um lugar extremamente pobre. Qualquer ação que nós fazemos gera desenvolvimento. Se nós não resolvermos, ninguém vai resolver. Não é o governo que faz o lugar se desenvolver, quem faz são as pessoas, completa.
Na quinta-feira,24 será a vez dos moradores dos bairros Jardim das Américas, Santa Mônica e Paz e Bem, em Guarapuava, iniciar o processo. Será às 19 horas, na Associação de Moradores do Jardim das Américas (Rua São José dos Pinhais, 20).
No Paraná
Ao todo são 32 localidades no Estado, abrangendo mais de 180 mil habitantes, que estão promovendo um novo espaço de interação em busca da melhoria da qualidade de vida. O Projeto Político de Desenvolvimento das Cidades do Paraná já foi implantado ou se encontra em fase de implantação nos municípios de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina, Fazenda Rio Grande e Paranavaí.
Algumas ações planejadas durante os encontros já estão sendo executadas no Jardim Santos Andrade, em Curitiba, nas Vilas Santana e Barreto, em Ponta Grossa, na Vila Recreio, em Londrina e no bairro Ney Braga, em Maringá.