22/08/2023



Segurança

Agentes penitenciários protestam nesta terça em Guarapuava

imagem-88200

Cristina Esteche e Bárbara Franco

Agentes penitenciários de Guarapuava marcaram um protesto para a manhã desta terça feira (17), a partir das 9h, na Praça 9 de Dezembro. De lá, eles seguem até o Forum para uma tentativa de audiência com a juíza Patricia Roque Carbonieri, da Vara de Execuções Penais. Nesta segunda feira (16), os agentes Paraná decidiram fechar as unidades penais no estado. Eles reclamam da falta de segurança e do deficit no efetivo das penitenciárias de regime fechado e semiaberto. A categoria não recebe armas para o trabalho.

De acordo com Antony Johnson, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen) todas as penitenciárias amanheceram fechadas por medida de segurança e também em memória e respeito ao companheiro assassinado. Marcelo Fernando Pinheiro, 31 anos, foi morto com três tiros, um deles na cabeça, na madrugada de hoje (16) enquanto trabalhava no Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava (Crag), após dois homens invadirem o local e dispararem 10 tiros.

“A invasão de indivíduos para executar um servidor é inédita e esse fato está preocupando os agentes. Essa ação pode ser um aviso ao governo e mostra o quanto os presídios estão frágeis e necessitam, urgentemente, de investimentos”.

Por enquanto os estabelecimentos penais ficaram fechados somente nesta segunda feira, mas os servidores não descartam que a medida de segurança continue ao longo da semana.  Visitas, pátio de sol, escola, trabalho e entre outros procedimentos estão parados temporariamente. Apenas serviços de emergências estão sendo feitos.  

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo