Cristina Esteche
O prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho (PPS) vai mobilizar as lideranças políticas do município para reivindicar melhorias no sistema penitenciário junto ao Governo do Estado.
O compromisso do prefeito foi assumido durante audiência que teve com representantes dos agentes penitenciários de Guarapuava, Ponta Grossa e Cascavel, reunidos para protesto realizado nessa terça (17), em Guarapuava. A manifestação, que teve a participação de 150 profissionais, foi contra a falta de segurança e condições de trabalhos nos presidios. Na noite de segunda feira (16) o agente Marcelo Fernando Pinheiro, 31 anos, foi executado a tiros enquanto trabalhava no Centro de Regime Semiaberto de Guarapuava (Crag). Outros dois agentes estavam no local, mas não foram atingidos. Embora a polícia já tenha prendido os quarto envolvidos, a causa do assassinato ainda não foi revelada.
Antes da audiência com o prefeito, os agentes foram até o Forum na Vara de Execuções Penais (VEP). DE acordo com o presidente do Sindicatos dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen), Antony Johnson, representantes do órgão mostraram preocupação com a insegurança e disponibilizaram-se para reverter a situação.
Para o Sindicato dos Agentes, o governo é responsável pelo descaso com o Sistema Prisional e, por isso, precisa apresentar medidas efetivas de segurança. “A execução de Pinheiro mostra aquilo que o sindicato vem alertando a tempo: a fragilidade das unidades penais. Não existe, na história do Brasil, tamanha afronta contra o Estado”, diz Antony Johnson.