Cristina Esteche
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a incorporação do Programa de Saúde Mental (Prosam). Por meio da Secretaria de Comunicação Social, a Saúde disse o programa será absorvido pelo Centro de Apoio Psicosocial (CAPS) II, a partir de 06 de abril.
De acordo com a Saúde, o atendimento será transferido seguindo orientação do Ministério Público. A informação que se tem é que o atendimento do Prosam atualmente está fugindo da proposta de saúde mental preconizada pelos governos federal, estadual e municipal.
Com 2,5 mil pacientes cadastrados, mas atendendo apenas 400 por mês, o programa hoje se ressente com a falta de equipe multidisciplinar e se restringe apenas à entrega de medicamentos.
Mas as mudanças não estão apenas na fusão dos dois programas de origem federal. Para melhor abrigar os pacientes do Prosam e continuar oferecendo atendimento de qualidade aos pacientes do CAPS II, o órgão muda de endereço e passa a funcionar na rua Andrade Neves, 1215, onde hoje está sediado uma unidade do CAPS AD, que será tranferido para a rua 05 de Outubro, 1338, onde hoje é sede do Prosam. Outyra alteração é de que a retirada de medicamentos que vem sendo feita no Prosam, a partir de 06 de abril, passa para a farmácia localziada na rua XV de Novembro, 7027, de segunda a sexta, das 7h às 19h.
Com esta mudança, também a partir do dia 6 de abril, a população deverá retirar os medicamentos na Farmácia localizada na Rua XV de Novembro, 7027, de segunda a sexta, das 7h às 19h.
Assim sendo, os pacientes do Prosam se incorporam ao cadastro de cerca de duas mil pessoas atendidas pelo CAPS II e, igualmente, tendo acesso a uma equipe de médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional, assistente social, além da participação em várias ativdades
• Acolhimento;
• Avaliações (psicologia,psiquiatria, serviço social,terapia ocupacional, enfermagem);
• Projeto Terapêutico Singular;
• Atendimento psicológico, psiquiátrico, de serviço social, enfermagem e terapia ocupacional;
• Atendimento em grupo: Grupos psicoterapêuticos, oficinas de serviço social, grupos de educação em saúde, oficinas terapêuticas, expressivas, oficinas geradoras de renda);
• Atendimento para a família;
• Visitas domiciliares;
• Atividades comunitárias: participação de eventos, caminhadas, centros comunitários e etc.
Durante o tratamento o usuário é atendido por todas as especialidades.
Novos contatos a partir de 06 de abril
Prosam e CAPS II – Rua Andrade Neves, 1215 – Telefone (42) 3622-1427.
CAPS AD – Rua 5 de outubro, 1338- Telefone (42) 3621-4528.
Atenção
A partir do dia 6 de abril, pacientes do Prosam devem retirar os medicamentos somente na farmácia que fica localizada na rua XV de Novembro, 7027, de segunda a sexta, das 7h às 19h.