Bárbara Franco
A moeda norte-americana tem sido a vilã de quem deseja viajar para o exterior em 2015. O dólar opera em alta, pressionado pela situação política e econômica do Brasil, passando dos R$ 3.
O aumento do dólar afetou também o turismo em Guarapuava. De acordo com o proprietário de uma agência de turismo na cidade, Alvaro Grummt Filho, os guarapuavanos que estavam com a viagem programada refizeram seus orçamentos. “Os clientes que já haviam comprado os bilhetes e hospedagens para Nova York, cancelaram o pacote, mesmo com já tudo pago preferiram deixar em aberto os valores, e agora analisam nova data para viajar. Assim como outros que planejavam passar ferias em Orlando, agora optam por destinos nacionais, por menos dias de férias, adiando o sonho de Disney”.
Para Alvaro, a instabilidade da moeda americana no ramo turistico influenciou muito. “A procura por destinos internacionais caiu em média 50% em nossa agência. Mas a curiosidade é que os clientes estão a procura de destinos diferentes e com pagamentos á vista, e não mais parcelados em muitas vezes como antes”.
Mesmo com a crise que afeta não só o Brasil, os guarapuavanos que tem o hábito de viajar não estão deixando suas férias esquecidas e sim buscando novas opções. “A amplitude de destinos nacionais e internacionais encaixa sempre no orçamento dos nossos clientes, a viagem é a melhor opção de laser da família, amigos, namorados, casais e sempre renova-se para próximos destinos”.
Alvaro temo esperança que a moeda estabilize logo, e segundo ele enquanto isso, vai achando formas de contornar a crise ao seu favor, baixando custos, diminuindo compras, optando por menos dias, mas não desistindo de viajar e curtir as férias.