22/08/2023
Geral

Café da manhã reforçado ajuda

imagem-88572

Conteúdo exclusivo para a RSN

Publicado recentemente pela Associação Europeia para o Estudo do Diabetes, em seu periódico Diabetologia, um estudo revelou que um simples ajuste na dieta ajuda a diminuir os níveis de glicose e aumentar o nível de insulina no sangue dos portadores do diabetes tipo 2.

Não se trata de uma nova dieta restritiva, mas sim da correta distribuição das calorias ingeridas em cada refeição. Fazer um café da manhã mais reforçado e uma refeição leve durante o jantar ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue durante todo o dia.

A pesquisa avaliou 18 voluntários entre 30 e 70 anos com diabetes tipo 2. Eles foram divididos em dois grupos: ambos ingeriam as mesmas 600 calorias durante o almoço, mas um grupo consumia 700 calorias no desjejum e 200 calorias no jantar, enquanto o outro grupo fazia o contrário, ingerindo 200 calorias no café da manhã e 700 calorias no jantar. As dietas foram mantidas durante uma semana.

Após testes, os resultados constataram que o grupo que consumiu mais calorias no café da manhã e menos calorias no jantar apresentou 20% menos açúcar no sangue e 20% mais insulina do que o grupo que fazia o inverso.

Outro resultado positivo dos testes foi que o grupo que reforçou o café da manhã também apresentou níveis mais baixos de glicose (entre 21% e 25%) e mais altos de insulina (23%) depois do almoço, mesmo ingerindo a mesma quantidade de calorias que o outro grupo consumiu na mesma refeição.

É válido ressaltar que, além dos ajustes na dieta, portadores do diabetes tipo 2 devem seguir rigorosamente as recomendações médicas quanto à prescrição de medicamentos para o controle de glicose no sangue, tratamento com insulina e uma rotina de atividades físicas. Todas as medidas em conjunto ajudam a prevenir as complicações causadas pela doença.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.