Cristina Esteche, com assessoria
Uma pesquisa iniciada em 2013 com o objetivo de identificar os problemas na aprendizagem de alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental levou a Unicesumar a criar um programa para auxiliar os municípios a superar o problema do baixo desempenho escolar.
Por meio de convênio assinado com as prefeituras, o Programa de Excelência na Educação Básica (PEEB) vem atendendo hoje com consultoria e assessoria pedagógica gratuita a 24 municípios das regiões Norte e Noroeste do estado. As investigações se desenvolvem em quatro frentes: aluno, professor, família e sociedade. A intenção é saber, dentro do papel de cada um, onde estão as dificuldades.
O resultado do desempenho dos alunos identificado por aplicação de provas semelhantes à Prova Brasil, não é diferente dos dados oficiais divulgados pelo Governo. “A diferença é que damos um retorno rápido aos municípios com análise mais detalhada e fazemos um trabalho personalizado para cada um de acordo com suas necessidades”, explica o coordenador do programa, José Gonçalves Vicente.
Através de palestras e reuniões promovidas pela equipe do PEED, os resultados alcançados pelos alunos são discutidos com os professores de todos os anos, pedagogos, diretores e secretários de educação na pretensão de instrumentalizá-los sobre ações a serem adotadas para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem.
Os dados
De acordo com os dados da pesquisa, a grande dificuldade dos alunos está no português e mais acentuadamente na matemática. Outro problema constatado, é que o nível de aprendizado dos alunos de 4ª e 5ª série é praticamente igual. Conforme os pesquisadores, não há uma evolução significativa de conhecimento de uma série para outra. A grafia ruim, muitas vezes indecifrável, e a dificuldade para entender o significado das palavras são questões que também preocupam.
“Nosso programa tem subsidiado o trabalho das escolas e das secretarias municipais de educação para dar um norte em suas ações. Vencer os desafios não é fácil, mas quando as escolas se preocupam e colocam como prioridade a busca de melhoria, é possível mudar”, acrescentam as pesquisadoras Tânia Periotto e Nathalia Limeira, que conduzem o projeto e fazem o contato direto com as escolas.
Avaliação
Na avaliação dos municípios participantes, o programa tem sido positivo. Segundo a secretária de educação do município de Flórida, Luciana Bovo Andretto, a pesquisa dá clareza sobre as dificuldades e hoje a escola consegue realizar um atendimento mais individualizado aos alunos. “Nós adotamos reforço e também resolvemos investir mais na capacitação dos professores. A equipe está mais confiante e motivada para o trabalho”, salientou, ao afirmar que o município se vale de todas as ferramentas para atingir seus objetivos educacionais.
Para a secretária de educação do município de Florai, Maria Ângela Zampieri Gimenez, a parceria com o PEED da Unicesumar tem sido válida porque as escolas têm mais tempo e também orientação para pensar e planejar ações para o ano que visem corrigir o rumo sobre os pontos frágeis apresentados. “Embora os alunos avaliados sejam do 4º e 5º ano, nós estendemos o trabalho para todas as séries, porque a ideia é superar as dificuldades antes e termos alunos com melhor desempenho nas séries seguintes”, disse, ao afirmar que o município abraçou a causa e espera dar continuidade ao trabalho.
O Programa de Excelência na Educação Básica da Unicesumar funciona também em parceria com o Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações, que possui uma linha de pesquisa voltada para a educação e o conhecimento. Dessa forma, serve tanto para subsidiar pesquisas nesse campo como se apropriar de resultados para levar às escolas.
Sobre a Unicesumar
Há 25 anos atuando no ensino superior, o Centro Universitário Cesumar – Unicesumar conta com, aproximadamente, 70 mil alunos, distribuídos em Graduação, Pós-graduação lato e stricto sensu, a distância e presencial, 1.600 funcionários e 800 professores. É reconhecido por sua forte atuação na área social e pelo destaque em vários indicadores oficiais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A Instituição está presente em todo o Brasil por meio de polos de EAD espalhados de Norte a Sul do País. A Unicesumar oferece 46 cursos de graduação presenciais e 27 à distância, mais de 60 cursos de especialização e quatro mestrados. Possui nota 4 (na escala de 1 a 5) no IGC (Índice Geral de Cursos), posicionando-se entre 4% das melhores instituições do país nesta avaliação do Ministério da Educação (MEC).