* Da Redação, com assessoria – Foto: Jorge Woll/Seil
A Ferroeste está destinando recursos da ordem de R$ 1,5 milhão para a modernização de ativos ferroviários. O valor está sendo destinado prioritariamente para recuperar motores a diesel de várias locomotivas, com o objetivo de cortar despesas e melhorar o desempenho da frota.
As duas primeiras máquinas que foram modernizadas nas oficinas da Ferroeste em Guarapuava, diminuíram consideravelmente os gastos da empresa com lubrificantes. A redução média de consumo apenas nessas duas locomotivas é de 85%.
A economia da frota, como um todo, com a redução do consumo de lubrificantes desde o final do ano passado é de aproximadamente 62% e tende a aumentar com a conclusão dos trabalhos de reforma de outras máquinas. A previsão da empresa é a de modernizar mais duas locomotivas ainda no primeiro semestre deste ano.
OFICINAS
Atualmente, as oficinas da empresa estão conduzindo a recuperação e modernização do motor de uma terceira locomotiva. Até junho, segundo o cronograma da área técnica, mais uma locomotiva deve ter sua modernização concluída.
A modernização da frota ferroviária, segundo o diretor de Produção, Rodrigo César de Oliveira, “permite não só reduzir o consumo de lubrificantes, como também gera um ganho de confiabilidade nos ativos e, consequentemente, no serviço prestado pela Ferroeste”