22/08/2023
Cotidiano

"Nossas ações salvam vidas", diz Eva

imagem-89245

Cristina Esteche

O nome “Recanto da Paz” não só traduz o ambiente que as  mulheres, vítimas de violência e com risco de morte, vão encontrar na Casa Abrigo, como também a quebra do ciclo da violência de gênero em Guarapuava. "Nossas ações estão salvando vidas", diz a secretária da Mulher, em Guarapuava, Eva Schran.

Com as chaves entregues nesta terça feira (31), a casa com 20 cômodos, possui quartos com berços, sala para cursos de qualificação profissional, brinquedoteca, play ground, entre outros cômodos. Crianças menores são abrigadas com a mãe.

De acordo com Eva Schran a Secretaria trabalha em dois eixos: o combate à violência doméstica e a qualificação profissional como instrumento de independência. “Muitas mulheres se sujeitam à violência porque dependem financeiramente do agressor. Com os cursos elas entram no mercado de trabalho e não aceitam mais a violência”.

Com capacidade para abrigar 15 pessoas por 90 dias prorrogáveis por mais 90, a Casa Abrigo vai receber vítimas selecionadas pelo Ministério Público e pela Delegacia da Mulher.

No local, além de estarem longe dos agressores, a vítima recebe suporte como atendimento jurídico, psicológico, de assistência social. “Teremos segurança 24 horas por dia”. Segundo Eva Schran, a Casa Abrigo fecha  a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, composta pela transversalidade entre as secretarias municipais de saúde, assistência social, agricultura, além do Poder Judiciário, Ministério Público, polícias Civil e Militar, hospitais e comunidades. De acordo com Eva Schran, as ações devem ser rápidas e eficazes. 

O projeto é uma das ações viabilizadas pela criação da Secretaria, com recursos e programas do Governo Federal. Somente na montage da Casa, o investimento foi de R$ 250 mil, além de três veículos, sendo dois para o abrigo e outro para o cotidiano da secretaria.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.