22/08/2023
Política

A seis dias da inauguração de obras na Agromalte a Avenida Paraná está sendo recuperada

imagem-8927

Guarapuava – Faltando apenas 6 dias para a inauguração da ampliação da Agromalte (foto) marcada para acontecer no dia 2 de outubro, a Avenida Paraná, principal via de acesso à maltaria, está sendo recuperada pela Prefeitura.
A solenidade de inauguração vai atrair autoridades estaduais e nacionais e terá grande repercussão nacional.
A obra foi comemorada pelos vereadores Maria José Mandu Ribas, Fernando da Maçã e Magrão (dublê de vereador e radialista)na manhã de hoje, sexta-feira, dia 25, com divulgação por uma das emissoras de rádio do prefeito Fernando Ribas Carli.
Não faltou espaço também para os secretários Flavio Veras (Obras e Surg) e Francisco Silvério, o Chiquinho (serviços urbanos).
Na manhã de hoje não faltou anúncio de novas obras no distrito como recapeamento asfáltico, capela mortuária, licitação para a construção de um ginásio de esportes na Vila Lemler, praça pública e estudos para pavimentação das ruas na Vila São Pedro.
Além da solenidade de inauguração da ampliação da Agromalte, as obras executadas e as outras anunciadas pelos secretários municipais na manhã desta sexta-feira, foram provocadas pela reação dos moradores de Entre Rios.
Apesar de ser o distrito responsável por uma das maiores fatias de arrecadação do município o abandono que Entre Rios vinha sofrendo patrocinou, recentemente,uma manifestação popular.
No dia 29 de agosto de 2009, um protesto foi realizado. Placas e bonecos de protestos foram espalhados por vários lugares do distrito com o intuito de chamar a atenção do governo municipal para o problema, uma vez que, de acordo com os moradores, a campanha para a reeleição do atual prefeito Fernando Ribas Carli, foi baseada em promessas de melhorias para aquela região. “Nós só queremos que se cumpra a lei. Não queremos nada além disso. Uma comunidade do porte de Entre Rios não pode ficar abandonada como está. Somos responsáveis pela geração de milhões em impostos para Guarapuava e isso precisa ser olhado pela administração”, disse o presidente da Associação de Moradores para o Desenvolvimento de Entre Rios (ACENDER), Márcio de Sequeira no dia do protesto.
O conselheiro fiscal da ACENDER, Peter Weckl, informou nesse dia que os protestos continuariam até que uma providência fosse tomada, uma vez que com conversas amigáveis, até então, nada tinha resolvido. “Há muito que estamos reclamando, mas nada foi feito até agora. Não queremos tapa buracos, queremos asfaltos e melhorias para nosso distrito. O asfalto que existe aqui foi construído em 1991. A prefeitura não tem feito nem a manutenção das ruas, quem faz isso, é a cooperativa. Nós não suportamos mais”, reclamou Peter durante o protesto.
Moradores também disseram que não suportavam mais o desleixo por parte da administração de Guarapuava.
Buracos tomam conta das ruas e começam já no trevo de acesso ao distrito.Mas não é só isso. Na estação de tratamento de esgoto do distrito, os moardores da região disseram não suportar o mau cheiro. Crianças do bairro onde está situada a estação de tratamento de esgoto da Sanepar, reclamam de dores de cabeça, principalmente quando o dia esquenta.
Na ocasião, o secretário de Serviços Urbanos, Francisco Silvério, informou que a prefeitura já vem trabalhando na região. “A prefeitura de Guarapuava tem participação nas obras do asfalto até a Agromalte e, recentemente, revitalizou uma praça no distrito”, disse o secretário, que foi veementemente contestado pelos moradores. “Entre Rios é um ponto turístico da região e sequer um portal no trevo indicando isso nós temos. Os asfaltos daqui têm mais de vinte anos e a situação nossa é vergonhosa. Vamos continuar protestando até que a administração de Guarapuava tome uma providência. Temos os meios legais para isso, mas queremos acreditar que com diálogo resolveremos a situação. A emancipação do distrito, hoje, seria uma maneira de resolver esse assunto”, destacou Márcio de Sequeira.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo