22/08/2023


Geral

HC abre edital com 1,7 mil vagas

imagem-89279

Da Redação

O reitor da Universidade Federal do Paraná,  Zaki Akel Sobrinho, anuncia a abertura do Edital para o concurso destinado ao Hospital de Clínicas da UFPR e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral, que constituem o Complexo Hospital de Clínicas. Ambos hospitais são filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O HC aderiu à gestão compartilhada com a Ebserh em 30 de outubro de 2014. O contrato de gestão prevê a implantação de um plano de reestruturação da unidade hospitalar, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa. A principal medida contida no plano é a recomposição do quadro de pessoal, por meio de concurso público.

O edital prevê a realização do concurso para 1.775 vagas – com uma reserva técnica de até 25% – , o maior já realizado para o Hospital de Clínicas. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 543 na área médica, 1.005 na área assistencial e 227 na área administrativa, que deverão atender a necessidade de pessoal dos dois hospitais, permitindo a reativação de unidades e de leitos e a ampliação dos serviços de saúde oferecidos, exclusivamente, via SUS à população. 

O último concurso realizado para o Hospital de Clínicas foi realizado em 2003, a partir de 2005 houve apenas uma reposição paliativa de servidores aposentados, falecidos e exonerados. Em 2004, ano posterior ao último concurso, o HC contava com um total 3.074 funcionários, incluindo servidores do MEC e empregados CLT contratados pela Fundação da UFPR. Atualmente, o Hospital conta com um quadro de 2.805 funcionários, 629 a menos que em 2004. O déficit no quadro de pessoal forçou o Hospital de Clínicas a diminuir, progressivamente, a sua capacidade de atendimento com a consequente desativação de leitos e serviços.
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo