22/08/2023
Cotidiano

Em Guarapuava, programa tira idosos da depressão

imagem-89626

Cristina Esteche, com assessoria e foto/Secom

Em Guarapuava, o programa Ativa Idade, que congrega 28 grupos, nos bairros da cidade e nos distritos de Entre Rios, Guará e Palmeirinha, está tirando idosos da depressão. A ressocialização acontece por meiod e atividades físicas, de entretenimento, saúde e lazer.

O aposentado Ivo Larsson, 72 anos, começou a praticar as atividades com o incentivo da esposa e dos amigos e não se arrepende. “Já estou participando há dois anos. Gosto muito de natação. O programa é muito benéfico e deve continuar sempre”. Já a moradora do bairro Bonsucesso, Terezinha Pontes, 60 anos, diz que a dança a ajudou a superar dificuldades. “É maravilhoso participar das dança. A gente esquece os problemas, a depressão”.

Assim como Ivo e Terezinha, outras 845 pessoas com idade superior a 60 anos redescobriram o prazer de viver.

A secretária municipal de Assistência Social, responsável pelo programa, Eliane De Carli disse que o objetivo do trabalho sempre foi a busca pela melhor qualidade de vida para a terceira idade. “O programa proporciona mais saúde e a melhor interação dos participantes com a sociedade”.

Eliane, que é médica, lembra que ao praticar exercícios aeróbicos, caminhadas e natação, o idoso se sente melhor, diminuindo consideravelmente as dores musculares e problemas como osteoporose.

Para o professor de Educação Física, José Luiz Camargo, no programa oferecido pela administração municipal, a pessoa “volta a ser ativa”.

Uma demonstração dessa jovialidade pode ser vista na manhã desta terça feira (07), Dia Mundial da Saúde, quando cerca de 350 pessoas participaram de caminhada entre a Lagoa das Lágrimas e a Praça 9 de Dezembro, num total de 1,5 mil metros de percurso.

“Olhando assim, eles parecem ser mais animados do que a gente”, comentou a vendedora Luciane Ferreira Klein, 26 anos, que parou para ver a movimentação.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.