Da Redação, com assessoria
Elas têm em comum a experiência em projetos sociais, uma atuação política marcante e agora são mulheres com cargos em destaque no Paraná. A deputada estadual Cristina Silvestri e a secretária de Estado Fernanda Richa (Trabalho e Desenvolvimento Social) se encontraram pela primeira vez nessa terça feira (14) depois que ambas assumiram seus respectivos cargos na Assembleia Legislativa e no governo do Paraná. Poderia ser um encontro de amigas, pelo tempo que elas se conhecem, mas foi, acima de tudo, uma reunião de trabalho para o inicio de uma nova parceria que tende a gerar grandes resultados.
Os caminhos que conduzem a essa perspectiva foram abertos anos atrás, quando Cristina Silvestri era secretária de Assistência Social da Prefeitura de Guarapuava, e alastram-se agora, com a participação da parlamentar guarapuavana em várias comissões da Assembleia Legislativa, todas de alcance social. Fernanda Richa, por seu lado, acumula uma gama de realizações desde o tempo que atuava com programas sociais na empresa bancária da família, chegando à Prefeitura de Curitiba, quando seu marido, Beto Richa, elegeu-se prefeito e em seguida ao governo do Estado. Nesse período, Cristina e Fernanda estreitaram relações com ajuda mutua em projetos comunitários.
Nesta reunião, na sede da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, a deputada Cristina Silvestri colocou-se à disposição da secretária Fernanda Richa para viabilizar novas iniciativas através da Assembleia Legislativa e expôs os debates que estão em andamento nas Comissões Permanentes da Casa nas quais ela participa, em particular as que cuidam das crianças, adolescentes e idosos, assim como a do combate à violência contra as mulheres e à corrupção.
Eficácia comprovada
Entre os projetos citados por Cristina Silvestri, todos têm eficácia comprovada na Secretaria de Assistência Social de Guarapuava. Na atenção às gestantes, foi criado o projeto “Tecendo Amor”, que dá atendimento básico e ensina técnicas necessárias para as mulheres enfrentarem essa fase (complementado pelo premiado programa “Mamãe Guará”, da Secretaria Municipal da Saúde). Na atenção às crianças e adolescentes, o “Programa Geração” chega a 1,6 mil atendidos com musicalização (hip hop), teatro, ballet e atividades esportivas (futebol social e tênis social). Para os idosos, foi criado o “Programa Ativa Idade”, que busca a qualidade de vida e a maior interação da 3ª idade com a sociedade, através de políticas públicas que garantam o acesso aos direitos dos usuários. E, ainda, a criação do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas (que trouxe como modelo nacional o Dialogando em Rede, de combate às drogas, com ferramentas e planos de trabalho direcionados ao enfrentamento do uso, abuso e dependência do crack e outros entorpecentes).
A secretária Fernanda Richa disse que este encontro de trabalho é o primeiro de muitos e agradeceu a iniciativa de Cristina Silvestri, de abrir um canal de Desenvolvimento Social na Assembleia Legislativa. Segundo a deputada, as questões sociais são demandas contínuas e que exigem o constante aperfeiçoamento de leis e ferramentas para melhorar as condições humanas dos cidadãos. “O Executivo e o Legislativo são poderes autônomos, independentes, mas têm como causa comum a população. É neste propósito, de melhorar sempre, que devemos somar todas as forças possíveis”, asseverou a deputada Cristina Silvestri.