22/08/2023



Política

Aldo Bona cumpre agenda em Brasília e encontra-se com o ministro Aldo Rebelo

imagem-90189

Da Redação, com assessorias

Em busca do fortalecimento das universidades e de recursos em Brasília o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e vice-presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), professor Aldo Nelson Bona, participa de reuniões no Distrito Federal durante esta semana.

Nesta quinta feira (16), além da reunião no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Bona também representará a Abruem no “Relançamento da Frente Parlamentar Mista da Educação”, na Câmara dos Deputados. Depois, ele terá reuniões com deputados, visando investimentos para a Unicentro, e terá audiência no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para tratar de depósitos referentes a convênios da mesma Instituição.

Na quarta feira (15) Bona, acompanhado por dirigentes de 18 instituições públicas de ensino filiadas à Abruem e pelo deputado federal Sandro Alex (PPS-PR), participou de reunião com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo. Na reunião, o vice-presidente da Abruem apresentou ao ministro a entidade, que possui 45 instituições filiadas em 25 unidades da federação – apenas Acre e Tocantins não integram a lista. “Mostramos a ele a nossa capilaridade e o quanto nossas universidades contribuem no processo de interiorização do ensino superior e da ciência e tecnologia pelo País”, disse Bona.

 “As estaduais e municipais respondem hoje por aproximadamente 50% das matrículas no ensino superior público brasileiro e por cerca de 40% da produção científica e tecnológica”, destacou.

Os dirigentes solicitaram a Aldo Rebelo que os editais abertos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) não façam distinção entre as instituições de ensino superior, possibilitando, dessa forma, que as universidades estaduais e municipais possam participar dos editais ligados ao MCTI.

O deputado Sandro Alex defendeu a posição da Abruem, declarando que “essas instituições pleiteiam uma igualdade em relação às federais, até porque isso favoreceria a ciência e tecnologia como um todo e interiorizaria ainda mais os projetos do governo federal”. 

Bona lembrou que as fundações estaduais de amparo à pesquisa não excluem instituições federais de suas chamadas públicas. “Há um sentimento de que seria importante a participação de todo mundo. Ninguém está pedindo que um projeto ou outro seja privilegiado. Não é isso. Nós estamos pedindo o direito de concorrer em igualdade de condições, e que a avaliação do mérito prevaleça”, esclareceu.

Por fim, Bona, que está representando a presidente da Abruem, Adélia Maria Pinheiro, reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), de Ilhéus (BA), convidou Aldo Rebelo para fazer a conferência de abertura do 56º Fórum Nacional de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais, de 27 a 30 de maio, no Rio de Janeiro. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo