22/08/2023
Cotidiano

Mulheres aumentam renda familiar

imagem-90503

Da Redação

A manicure Jane da Cruz, 37 anos, mora há 10 anos no bairro Aldeia em Guarapuava, onde possui um salão de beleza. Mas foi pensando em ampliar os negócios que ela fez a inscrição no projeto Orquídea, que começou nesta quarta feira (22), no Bairro Aldeia.

“Agora posso conciliar o atendimento no salão e ainda vender artesanatos para as minhas clientes. Faturando mais tenho a oportunidade de ampliar o meu negócio”, comenta.

Assim como Jane, Luana Beetz, 24 anos, confecciona e vende calçados sob encomenda há quatro anos. Para ela, a oficina de chinelo bordado aconteceu no momento certo, pois ampliar a renda significa investir no futuro da filha Lorena, de 3 anos. “O curso surge como uma chance para melhorar minha técnica e dar ainda mais credibilidade ao meu serviço, assim vendo mais e posso fazer uma poupança, pensando no futuro da família”, observa.

O projeto Orquidea, desenvolvido pela Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres é justamente isso. Foi criada para incentivar a participação e a inserção das mulheres na sociedade, além de proporcionar atividades que auxiliem na renda familiar. “Nosso objetivo é oferecer oportunidade para que as mulheres produzam e vendam peças de artesanatos, além disso, auxiliá-las na administração do seu dinheiro, garantindo uma renda. É uma questão de empoderamento”, ressaltou o prefeito Cesar Filho.

Pelos próximos três meses, as moradoras do bairro Aldeia, vão participar de cursos de artesanato, com confecção de cachecóis, bolsas de garrafas pet, porta miçangas e chinelos bordados, além de receberem orientações sobre direitos das mulheres, cooperativismo, orçamento familiar e Lei Maria da Penha. De acordo com a vice-prefeita e secretária de Política para as Mulheres, Eva Schran, o Projeto Orquídea é um meio de a secretaria estar nos bairros atendendo e incentivando as mulheres a adquirirem autonomia econômica. "Muitas mulheres daqui já são comerciantes. Agora vamos dar condições para que elas possam vender mais e saibam como administrar o dinheiro que ganham, adquirindo a independência financeira e ampliando suas vendas", explica.

Para participar não é preciso fazer inscrição prévia. O Projeto Orquídea, que conta com apoio do Sesi e da Unicentro, já atendeu mais de 350 mulheres do Distrito da Palmeirinha e dos bairros São Cristóvão, Xarquinho, Morro Alto, Primavera e São Luiz. A próxima localidade contemplada pelo Orquídea será o bairro Colibri, no mês de maio. Mais informações pelo telefone (42) 3622-1342

As reuniões Projeto Orquídea, no Aldeia, acontecem às quartas-feiras, das 14h às 16h30, na Igreja Luterana, na rua Syrthon Martins, 1090. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.