22/08/2023
Política

Cristina Silvestri estreia na tribuna e destaca Araupel em Guarapuava

imagem-90559

Da Redação, com assessoria

A instalação da madeireira Araupel S.A. e os investimentos da Prefeitura de Guarapuava para a atração de novas empresas ao município foram destacados em pronunciamento pela deputada estadual Cristina Silvestri (PPS) da tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão dessa quarta-feira (22).

Segundo a parlamentar, Guarapuava está recebendo uma das indústrias mais modernas da América Latina, com certificação ambiental, equipamentos de última geração e a produção da alta linha do segmento da madeira. “Um investimento de R$ 120 milhões, com área construída de 35 mil metros quadrados e a geração de 700 empregos diretos e indiretos. A isto, soma-se toda a cadeia produtiva de empresas locais, que já começam a se movimentar, aprimorando sua produção com olhos para esta nova frente de mercado”.

Cristina Silvestri disse que a nova indústria vai reforçar a fase de “visível desenvolvimento social e econômico” que Guarapuava atravessa – com novos empreendimentos empresariais em andamento e conquistas na área social – e consolidar, ainda mais, o setor da madeira na região Central do Paraná. “É um segmento que por longas décadas foi a base principal da nossa economia, um dos sustentáculos da formação histórica do nosso Estado, e que, até hoje, continua a responder pela geração de emprego e renda de milhares de pessoas, em vastas áreas do território paranaense” .

De acordo com a deputada de Guarapuava, a  modernização desse sistema significa o fortalecimento de milhares de hectares de reflorestamentos, amparados em anos de pesquisas visando o aprimoramento genético, a fixação de novas cultivares, ao estudo mercadológico. "É o reconhecimento à persistência de empresários que aqui no Paraná, em solo de araucária e imbuia, fincaram os marcos da indústria madeireira, acreditando que a industrialização seria o caminho mais sólido para reverter o extrativismo que por décadas imperou em nosso Estado.”

Mais empregos

No dia 17 último, o prefeito Cesar Silvestri Filho e o diretor-administrativo da Araupel, Tarso Giacomet, assinaram termo de cooperação no qual a indústria recebeu incentivos fiscais e infraestrutura por parte da Prefeitura. A empresa, por sua vez, autorizou a Agência do Trabalhador a intermediar a contratação imediata de 400 funcionários. A previsão, lembrou Cristina Silvestri, é de que a Araupel comece a entrar em plena atividade a partir de dezembro deste ano, produzido molduras, blanks e boards, agregando novos mercados ao que hoje já é fabricado na sede da empresa, em Quedas do Iguaçu.

“Há muito que Guarapuava vinha perseguindo investimentos nesse estágio tecnológico, voltado para a transformação da matéria-prima madeireira, disponível em larga escala na região, e para a ocupação de mão de obra que também é tradicional”.

Em seu discurso, a deputada citou palavras do prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, de que os novos investimentos econômicos somam-se a outros benefícios de ponta em andamento no município, destacando-se a instalação do curso de Medicina, a construção do Hospital Regional, de shopping center, os avanços que o setor universitário registrou com a implantação de novos cursos, de novas universidades – entre elas, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, somando forças com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), cotada entre as instituições universitárias com melhor rendimento em todo o Brasil.

Prefeitura amplia bases

A parlamentar afirmou que a Prefeitura de Guarapuava preparou-se para esta realidade, com programas especiais de estímulo empresarial e uma nova e moderna estrutura viária e de obras básicas numa grande região da cidade, junto ao antigo Distrito Industrial, onde esses empreendimentos estão sendo concretizados. O Aeroporto Regional está sendo ampliado para receber aeronaves de maior porte, ligando a Região Central do Paraná ao restante do País com o transporte de passageiros e de cargas.

Na área social, segundo a deputada, Guarapuava presencia a construção de novas escolas, de três novas Unidades Básicas de Saúde e a ampliação de outras 16 unidades de saúde nos bairros-polos, de projetos educacionais e de vínculo de emprego, além dos programas familiares que atendem a criança, o adolescente, o jovem e o idoso.

“O resultado é que Guarapuava conseguiu reduzir em 30% o índice de mortalidade infantil, aumentou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (o IDEB) acima da meta estabelecida pelo MEC e da média do Paraná como um todo e atingiu a menor taxa de desemprego das últimas duas décadas”, demonstrou Cristina Silvestri, mencionando o depoimento do empresário Tarso Giacomet segundo o qual o potencial socioeconômico foi determinante para a empresa escolher Guarapuava.

“Estou convicta de que essa conjugação de esforços será a porta para um novo horizonte, com reflexos ainda mais positivos para a economia e para o desenvolvimento social desta importante região paranaense”, finalizou Cristina Silvestri. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo